26123 - Geração da tag <pST>
Problema:
Solução:
Como o sistema gera a tag <pST> nas notas fiscais de saída?
Rotina / Tela:
F140GNF
Solução:
Solução 26123: De forma padrão, alíquota da tag <pST> é gerada da seguinte forma:
1. Produtos que não possuem controle de entrada e saída: para estes produtos, serão consideradas as alíquotas de ICMS ST somada a alíquota de FCP ST retido registradas na última entrada da respectiva derivação do produto. ( pode ser consultada através da tela F075PFF - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Parâmetros fiscais guia Derivação do produto %ICMS Subst. última entrada )
2. Produtos com controle de entrada e saída: para estes produtos, serão consideradas as alíquotas de ICMS ST somada a alíquota de FCP ST retido do item da nota fiscal de entrada vinculado ao respectivo item da nota fiscal de saída. Quando se utiliza o controle de entradas e saídas, o percentual que será levado para a TAG <pST> será a alíquota que foi definida na nota fiscal de entrada(origem) de onde foram consumidas as quantidades para essa nota de saída. Pode-se verificar a alíquota e a nota de entrada consumida através da tela F440RCI - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Manutenção de Entrada de Produtos, verificando o campo % ICMS Subst..
Esse percentual é que será levado para a TAG <pST> onde é necessário estar cadastrada a alíquota para o estado do destino e não somente o estado de origem da mercadoria (função a qual é utilizada para o cálculo do ST na nota fiscal de entrada.)