ERP - DIFAL como ICMS ST - Como calcular o DIFAL como ICMS ST nas operações fiscais de uso e consumo ou imobilizado com contribuinte de ICMS
Dúvida
Como calcular o DIFAL como ICMS ST nas operações fiscais de uso e consumo ou imobilizado com contribuinte de ICMS?
Solução
Para que o sistema calcule o DIFAL como ICMS ST verifique as seguintes parametrizações:
1. No cadastro do código de substituição, na tela F019TIS - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Substituições Impostos/Modalidade Base Cálculo/Antecipação / Por Estado, configure:
1.1. O campo 'DIFAL como ICMS ST' igual a 'S-Sim';
1.2. O campo 'Tip. Cal. DIFAL' conforme o tipo de base de cálculo que deve ser utilizado;
2. No cadastro da transação envolvida no processo, configure:
2.1. Para processo de saída, na tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas, configure o campo 'Aplicação Operação' como 'Consumo Próprio' ou 'Imobilizado';
2.2. Para processo de entrada, na tela F001TCP - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Compras / Ordem Compra / NF Entrada / Fatura, configure o campo 'Aplicação Operação' como 'Consumo Próprio' ou 'Imobilizado'.
3. No cadastro da finalidade de venda, na tela F067FIN - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Finalidade de Compra e Venda, configure:
3.1. O campo 'Aplicação Operação' como 'Consumo Próprio' ou 'Imobilizado', pois do contrário o sistema calculará ICMS ST e não Difal como ICMS ST.
Observação
O cadastro da finalidade de venda é superior ao cadastro da transação para busca das configurações, por isso se utilizado deverá estar corretamente configurado.