eDocs – Distribuição de DF-es – Como realizar a análise de documentos que não baixaram automaticamente pela rotina de Download de DF-es
Dúvida
Como realizar a análise de documentos que não baixaram automaticamente pela rotina de Download de DF-es?
Solução
Para realizar a análise da situação, é necessário que se tenha conhecimento do conceito e das parametrizações da rotina. Desta forma, clique aqui e acesse o Portal de Documentação Senior, pesquise por "Baixa automática de NF-es da SEFAZ (Distribuição de DF-es)" e localize a documentação completa desta rotina no módulo Documentos Eletrônicos. Após verificar a documentação, siga as orientações abaixo:
1. Revise as parametrizações no cadastro de cada filial, conforme as orientações presentes na documentação citada anteriormente;
2. Verifique se a coleta de Log XML estava habilitada para o período em questão, em caso de dúvidas consulte o artigo ERP – eDocs Log XML – Como coletar os XMLs trafegados entre eDocs e SEFAZ/Prefeituras (Logs XML);
2.1. Acesse a tela Configurações / Logs, aba XML do Monitor no eDocs;
2.1.2. Verifique se existem registros com Tipo de conteúdo como Retorno da consulta de manifestação e Envio da consulta de manifestação, para a empresa/filial que deveria ter recebido o documento (leve em consideração o período em que a nota foi emitida e que deveria ter integrado no eDocs):
Exemplo:
Atenção
Orienta-se habilitar o Log XML em bases de dados que possuem grande volume de comunicação com WebServices da SEFAZ/Prefeituras, apenas durante a realização das análises dos XMLs de comunicação. Após o período de análise/acompanhamento, indica-se desabilitar os Logs XML para evitar o aumento de volume de dados armazenados nas tabelas do banco de dados do eDocs.
2.2. Considere a Data/Hora registrada no campo Data Inclusão AN do evento de Autorização de uso da consulta realizada no Portal Nacional da NF-e (clique aqui para acessar o Portal Nacional);
Atenção
A SEFAZ só disponibilizará o XML Completo de uma NF-e pelo WebService de Distribuição de DF-e a partir do momento em que há registro da Ciência de Operação. Logo, para o cenário apresentado, o esperado era que a NF-e estivesse registrada na tela NF-e / Manifestações de Destinatário, aba Resumos da NF-e do Monitor do eDocs, com um registro de Ciência de Operação autorizada.
3. Caso a SEFAZ Nacional já possuir o registro da NF-e em seu ambiente e no eDocs a coleta de logs estiver habilitada, verifique se nos Logs XMLs houve o tráfego da NF-e. Para facilitar essa verificação utilize o aplicativo Notepad++ (que pode ser baixado gratuitamente na Internet) e utilize a opção 'Localizar em arquivos', buscando em todos os arquivos do diretório de Logs do eDocs, conforme orientação a seguir:
3.1. Abra o Notepad++;
3.2. Acione o menu Localizar / Localizar em arquivos (CTRL + Shift +F);
3.3. Digite a chave de acesso no campo Localizar e o diretório dos Logs do eDocs no campo Pasta. Conforme imagem abaixo:
Observação: Atenção para que os parâmetros em tela estejam definidos conforme a imagem acima.
3.4. Clique em Localizar todos para que o Notepad++ possa fazer a busca em todos os arquivos de Logs. Dependendo da quantidade de registros na pasta, a pesquisa irá demorar. Aguarde;
3.5. Ao localizar os eventos no log, espera-se encontrar primeiro um resultado para a chave de acesso da NF-e cujo XML comece com <resNFe> (que indica o resumo da NF-e distribuído pela SEFAZ):
Abaixo segue um exemplo de uma linha de Log completo, conforme o que se espera ter como resultado da consulta do Log:
2020-10-08 20:58:51,122 [10] WARN NBBNU008202 - Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfe.ProcessoLeiaute.InterpretadorDocumentoDeInteresseBase.Interpretar - XML: <resNFe xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" versao="1.01" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe"><chNFe>42201080680093000181550640000789891386278145</chNFe><CNPJ>80680093000181</CNPJ><xNome>Matriz SC</xNome><IE>252812441</IE><dhEmi>2020-10-01T07:49:35-03:00</dhEmi><tpNF>1</tpNF><vNF>13201.17</vNF><digVal>iE2YcqYeG2OVXvawR8ALYGKkobE=</digVal><dhRecbto>2020-10-01T07:50:33-03:00</dhRecbto><nProt>342200000412657</nProt><cSitNFe>1</cSitNFe></resNFe>
Observação
Destacou-se em azul o XML retornado pela SEFAZ e em vermelho a chave de acesso da NF-e que foi utilizada para a busca no Log.
Com base nesse XML <resNFe> o eDocs gera o registro na tela NF-e / Manifestação de Destinatário / Resumos de NF-e, o que permite a geração da Ciência de Operação, fazendo com que a SEFAZ disponibiliza o XML completo da NF-e.
Depois de verificar o registro do XML no padrão <resNFe>, é necessário efetuar a busca de um XML no padrão <procNFe>:
Abaixo segue um exemplo de uma linha de Log parcial, conforme é esperado como resultado da consulta do log (a linha é parcial, porque aqui teremos o XML completo da NF-e, que ficaria bastante extenso para ser exibida nesse artigo):
2020-10-08 20:58:56,709 [10] WARN NBBNU008202 - Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfe.ProcessoLeiaute.InterpretadorDocumentoDeInteresseBase.Interpretar - XML: <nfeProc versao="4.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe"><NFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe"><infNFe Id="NFe42201080680093000181550640000789891386278145" versao="4.00"><ide><cUF>42</cUF><cNF>38627814</cNF><natOp>Vendas Produco do Estabelecimento 2</natOp><mod>55</mod><serie>64</serie><nNF>78989</nNF><dhEmi>2020-10-01T07:49:35-03:00</dhEmi><dhSaiEnt>2020-10-01T07:49:35-03:00</dhSaiEnt><tpNF>1</tpNF><idDest>1</idDest><cMunFG>4202404</cMunFG><tpImp>1</tpImp><tpEmis>1</tpEmis><cDV>5</cDV><tpAmb>2</tpAmb><finNFe>1</finNFe><indFinal>1</indFinal><indPres>1</indPres><procEmi>0</procEmi><verProc>5.8.10.1</verProc></ide><emit><CNPJ>80680093000181</CNPJ><xNome>Matriz SC</xNome><xFant>Matriz SC</xFant><enderEmit><xLgr>Rua Luiz Sachtleben</xLgr><nro>115</nro><xCpl>Proximo a Furb</xCpl><xBairro>Victor Konder</xBairro><cMun>4202404</cMun><xMun>BLUMENAU</xMun><UF>SC</UF><CEP>89012530</CEP><cPais>1058</cPais><xPais>Brasil</xPais><fone>4733213300</fone></enderEmit><IE>252812441</IE><IM>Isento</IM><CNAE>1234567</CNAE><CRT>3</CRT></emit><dest><CNPJ>80680093000858</CNPJ><xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome><enderDest><xLgr>Rua ABC</xLgr><nro>825</nro><xCpl>XXXXXXXAAAAAA</xCpl><xBairro>Victor Konder</xBairro>....
Observação
Destacou-se em azul o XML retornado pela SEFAZ e em vermelho a chave de acesso da NF-e que foi utilizada para a busca no Log.
Após análise dos logs, caso não haja esse registro no Log para um XML no padrão <resNFe>, e a rotina de Consulta de Manifestação de Destinatário do eDocs esteja sendo executada normalmente, então quer dizer que a SEFAZ não distribuiu o resumo deste documento. Neste cenário, o eDocs não tem como dar início ao processo de Download de NF-e (conforme processo completo descrito no início deste documento). Entende-se, então, que se trata de um problema da SEFAZ.
Informação adicional
Pode-se, no entanto, fazer a execução das verificações do passo 4 para efeito de validação adicional.
Caso a SEFAZ Nacional já possuir o registro da NF-e em seu ambiente e no eDocs a coleta de logs estiver desabilitada, a análise do cenário será baseada na consulta de NSU do documento que não está aparecendo no eDocs. Desta forma, siga as instruções abaixo para validação do cenário:
4. Utilize o aplicativo SoapUI em versão igual ou superior à 5.5.0 (o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na internet).
4.1. Abra o SoapUI;
4.2. Acione o menu File / Preferences para fazer a configuração do certificado digital;
4.3. Na tela de SoapUI Preferences acesse o menu SSL Settings e configure o certificado digital e a senha dele. É necessário escolher o arquivo do certificado digital acionando o botão Browse. Depois da configuração realizada, clique em OK:
Atenção
O certificado digital configurado deve ser o certificado digital da Filial que receberia o XML no eDocs (pode-se utilizar certificado digital da Matriz para as Filiais). Além disso, se o teste precisar ser repetido, é necessário validar que o certificado digital continua disponível na mesma pasta configurada no SoapUI.
4.4. Acione o menu File / New Soap Project (CTRL + N);
4.5. Digite um nome para o projeto no campo Project Name e a URL do WebService de Distribuição de DF-e com WSDL no campo Initial WSDL:
Observação
- A URL a ser utilizada na tela acima para o ambiente de Produção é: https://www1.nfe.fazenda.gov.br/NFeDistribuicaoDFe/NFeDistribuicaoDFe.asmx?WSD;
- Alguns prints ao longo dessa explicação podem indicar a URL do ambiente de Homologação. Deve-se desconsiderar isso para a verificação do ambiente de Produção, considerando a URL acima descrita.
4.6. Dê dois Cliques na opção Request 1 da árvore NFeDistribuicaoDFSoap12 / nfeDistDFeInteresse, conforme imagem abaixo:
4.6.1. Aguarde abrir a tela da requisição a ser realizada (lado esquerdo a requisição, lado direito o resultado):
4.6.2. Apague a requisição já existente e insira exatamente o XML descrito abaixo em azul, apenas alterando os dados em vermelho que são:
- O CNPJ da Filial que deveria receber o documento, mantendo manter os zeros à esquerda;
- A chave da NF-e
<soap:Envelope xmlns:soap="http://www.w3.org/2003/05/soap-envelope" xmlns:nfed="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NFeDistribuicaoDFe">
<soap:Header/>
<soap:Body>
<nfed:nfeDistDFeInteresse>
<nfed:nfeDadosMsg><distDFeInt versao="1.01" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe"><tpAmb>1</tpAmb><cUFAutor>35</cUFAutor><CNPJ>80680093000181</CNPJ><consChNFe><chNFe>35200980680093000858552840000037561251234080</chNFe></consChNFe></distDFeInt>
</nfed:nfeDadosMsg>
</nfed:nfeDistDFeInteresse>
</soap:Body>
</soap:Envelope>
4.6.3. Execute a requisição através do botão Play (destacado na imagem abaixo):
Observação: o resultado da requisição será o XML da NF-e compactado em Base64, mas será possível identificar o NSU do Documento, conforme imagem abaixo:
Atenção
Em 25/02/2022 a SEFAZ suspendeu a consulta de DF-e através da chave de acesso. Desta forma, caso não haja retorno nesta consulta no momento em que a chamada via SoapUI estiver sendo executada, será necessário entrar em contato com a SEFAZ Nacional para que ela compartilhe o NSU do documento em questão para seguir com essa linha de análise.
5. Ao localizar a NSU, acesse a tela NF-e / Manifestações de Destinatários, aba NSU Faltantes e verifique se existe a NSU faltante desta NF-e;
5.1. Acione o botão Filtrar;
5.2. Selecione a situação 'NSU Não retornado pela SEFAZ' (pode-se ainda filtrar a filial na tela);
5.3. Ordene os registros da tela pela coluna Número e verifique se a NSU da NF-e estará registrada na tela;
5.4. Se ela aparecer na tela, selecione a NSU e acione o botão Consultar NSU;
5.5. Aguarde a execução da rotina de Consulta de NSU faltante ser executada e verificar se a NF-e foi registrada no eDocs;
5.6. Se ela não aparecer na tela, realize um select na tabela N100NSU e verifique qual o último NSU (ULTNSU) registrado para a filial:
SELECT
*
FROM
N100NSU
Observação: Se o valor registrado no campo ULTNSU for inferior a NSU vinculada a nota, não há o que fazer. Será necessário aguardar o eDocs realizar as consultas ao webservice da SEFAZ até chegar na numeração de NSU vinculada a nota;
6. Verifique se a rotina de NSU faltante está sendo executada corretamente, em caso de dúvidas consulte o artigo eDocs – Distribuição de DF-es – Como verificar se a rotina de NSU faltante está executada.
Importante
Caso a rotina de NSU faltante esteja executando e não tenha mais registros de NSU faltantes na tela do eDocs, e a NF-e ainda não aparece no eDocs, é possível que haja alguma falha na rotina. Desta forma, acione o Suporte da Senior e/ou do Canal que lhe atende, repassando todos os detalhes da análise indicada neste artigo (prints de telas, resultado dos testes via SoapUI, Logs completos do eDocs) para que seja realizado a verificação da situação.