8361 - Aplicação está com uma versão desatualizada do TBS em memória
Problema: Descrição do Problema:
1º Situação: Mercado - gestão de Venas - Pedidos - Gravar Pedidos: Erro ao trocar para empresa 1, filial 1. O processo de recompilação de regras identificou que a aplicação está com uma versão desatualizada do TBS em memória. A reinicialização imediada da aplicação é requerida!
2º Situação: Ao recompilar uma regra ocorre: Não é possível criar arquivo \\Servidor\Senior\Sapiens\Lsp\SARGLSP.BIN. Cannot create file \\Servidor\Senior\Sapiens\Lsp\SARGLSP.BINSolução: Solução 8361:
A recompilação de regras pode acontecer quando:
- Alguma regra é alterada, mas neste caso, só deve ocorrer para a estação que está alterando a regra. No exato momento da recompilação, pode ocorrer erros de acesso ao arquivo Sarglsp.bin, pois ele fica inacessível até a conclusão da recompilação e isto está correto;
- Pelo CBDS, é feita alguma alteração na base de dados com usuários logados. Neste caso é importante deixar claro que após uma alteração na base e no TBS via CBDS, todas as aplicações devem ser reiniciadas, inclusive o serviço do Glassfish e Middleware, quando houver o ambiente WEB instalado. Isto é necessário, pois cada regra, possui a versão interna do TBS que deve ser compatível com o TBS utilizado para acesso ao Sapiens.
- Faça também com que todos os usuários saiam do Sistema Sapiens e aplicativos, no Servidor execute o Sistema Sapiens com um usuário ADM, abra o menu Recursos/Implementações/Regras/Editar, na tela em que se abrir execute o menu Regras/Compilar todos, onde todas as regras serão recompiladas. Não deverá apresentar erros nas regras, após isso, feche o Sistema Sapiens, onde poderá ser liberado para execução do Sistema nas estações.
Após verificadas as situações acima, e se mesmo assim não forem identificadas as máquinas com 'problemas', pode-se fazer uma auditoria sobre o arquivo SARGLSP.bin. A auditoria é um recurso do Windows que vai identificar quais são os usuários que estão alterando este arquivo. Ou até mesmo pode-se deixar o arquivo SARGLSP.bin com o atributo 'somente leitura' garantindo que o mesmo não seja alterado por qualquer usuário, e quando alterado, haja o conhecimento de que as regras serão recompiladas.
Já foi feito um trabalho em um cliente, que alterou o arquivo para somente Leitura e com isto, conseguiu rastrear os problemas a partir dos erros que ocorreram nas estações, que foram causados por um dos motivos acima citados.
Deve ficar claro que a cada alteração no TBS (via CBDS) é necessário reiniciar o Sapiens em todas as estações e no servidor. Houve um caso de cliente, onde uma estação da produção nunca era reiniciada e era ela que gerava a recompilação das regras, pois o TBS tinha uma versão diferente.
Segue também em anexo, como ativar a auditoria do Windows, caso a opção de Somente leitura, não seja aceita pelo cliente.
Sobre a auditoria sobre o arquivo SARGLSP.bin:
- Nas propriedades do arquivo sarglsp.bin, na tela de auditoria, selecione apenas alguns itens, conforme tela anexa(propriedades_auditoria.JPG)
- Depois vá em iniciar/executar da máquina e acesse secpol.msc, e selecione as opções conforme print anexo(propriedades_secpol.JPG)
- Para visualizar essas auditorias, deve=se ir no 'meu computador/gerenciar', conforme print anexo(propriedades_visualizacao.JPG).
Após isso é necessário esperar o erro ocorrer novamente.
1º Situação: Mercado - gestão de Venas - Pedidos - Gravar Pedidos: Erro ao trocar para empresa 1, filial 1. O processo de recompilação de regras identificou que a aplicação está com uma versão desatualizada do TBS em memória. A reinicialização imediada da aplicação é requerida!
2º Situação: Ao recompilar uma regra ocorre: Não é possível criar arquivo \\Servidor\Senior\Sapiens\Lsp\SARGLSP.BIN. Cannot create file \\Servidor\Senior\Sapiens\Lsp\SARGLSP.BINSolução: Solução 8361:
A recompilação de regras pode acontecer quando:
- Alguma regra é alterada, mas neste caso, só deve ocorrer para a estação que está alterando a regra. No exato momento da recompilação, pode ocorrer erros de acesso ao arquivo Sarglsp.bin, pois ele fica inacessível até a conclusão da recompilação e isto está correto;
- Pelo CBDS, é feita alguma alteração na base de dados com usuários logados. Neste caso é importante deixar claro que após uma alteração na base e no TBS via CBDS, todas as aplicações devem ser reiniciadas, inclusive o serviço do Glassfish e Middleware, quando houver o ambiente WEB instalado. Isto é necessário, pois cada regra, possui a versão interna do TBS que deve ser compatível com o TBS utilizado para acesso ao Sapiens.
- Faça também com que todos os usuários saiam do Sistema Sapiens e aplicativos, no Servidor execute o Sistema Sapiens com um usuário ADM, abra o menu Recursos/Implementações/Regras/Editar, na tela em que se abrir execute o menu Regras/Compilar todos, onde todas as regras serão recompiladas. Não deverá apresentar erros nas regras, após isso, feche o Sistema Sapiens, onde poderá ser liberado para execução do Sistema nas estações.
Após verificadas as situações acima, e se mesmo assim não forem identificadas as máquinas com 'problemas', pode-se fazer uma auditoria sobre o arquivo SARGLSP.bin. A auditoria é um recurso do Windows que vai identificar quais são os usuários que estão alterando este arquivo. Ou até mesmo pode-se deixar o arquivo SARGLSP.bin com o atributo 'somente leitura' garantindo que o mesmo não seja alterado por qualquer usuário, e quando alterado, haja o conhecimento de que as regras serão recompiladas.
Já foi feito um trabalho em um cliente, que alterou o arquivo para somente Leitura e com isto, conseguiu rastrear os problemas a partir dos erros que ocorreram nas estações, que foram causados por um dos motivos acima citados.
Deve ficar claro que a cada alteração no TBS (via CBDS) é necessário reiniciar o Sapiens em todas as estações e no servidor. Houve um caso de cliente, onde uma estação da produção nunca era reiniciada e era ela que gerava a recompilação das regras, pois o TBS tinha uma versão diferente.
Segue também em anexo, como ativar a auditoria do Windows, caso a opção de Somente leitura, não seja aceita pelo cliente.
Sobre a auditoria sobre o arquivo SARGLSP.bin:
- Nas propriedades do arquivo sarglsp.bin, na tela de auditoria, selecione apenas alguns itens, conforme tela anexa(propriedades_auditoria.JPG)
- Depois vá em iniciar/executar da máquina e acesse secpol.msc, e selecione as opções conforme print anexo(propriedades_secpol.JPG)
- Para visualizar essas auditorias, deve=se ir no 'meu computador/gerenciar', conforme print anexo(propriedades_visualizacao.JPG).
Após isso é necessário esperar o erro ocorrer novamente.