7874 - CSM Center não inicializa: Unable to get information from SQL Server
Problema: CSM Center Console não abre, apresentando a mensagem: Erro tentando obter conexão com a base de dados não encontrado ou não disponível.
No server.log, são encontradas as mensagens:
SEVERE|sun-appserver2.1|com.senior.seguranca.csmcenter.CsmCenterContextListener|_ThreadID=15;_ThreadName=pool-1-thread-2;_RequestID=8e7d822a-9e1e-4f16-b706-c4d6d949b433;|Não foi possível iniciar a CSM Center de maneira correta.
.
.
Caused by: com.senior.seguranca.csmcenter.utils.ext.resources.ResourceNotFoundException: Recurso Erro tentando obter conexão com a base de dados não encontrado ou não disponível.
.
.
Caused by: java.sql.SQLException: Error in allocating a connection. Cause: Connection could not be allocated because: Unable to get information from SQL Server: ServidorSql.
Quando ocorre / onde se aplica: Ao inicializar a CSM Center
Solução: A situação pode estar ligada à porta do servidor SQL que não está configurada adequadamente, à um bloqueio de porta no servidor SQL, ou à configuração de Instance incorreta.
Sobre a porta no servidor SQL:
Para verificar se a porta está correta, executar no servidor de banco de dados, via command do Windows, o comando netstat -na | find 1433 (A porta 1433 pode ser alterada de acordo com a porta configurada no servidor de banco). Se o retorno for exibido em branco, conforme print anexo (fechada.jpg), é evidencia que a porta está incorreta ou o serviço SQL Browser pode estar parado. Mas se o retorno for igual ao print anexo (aberta.jpg), significa que a porta está aberta. Também é importante verificar o status do serviço SQL Browser no services do Windows, deve estar iniciado.
Sobre a instância configurada de forma incorreta:
Ocasiões onde o servidor SQL não possui instance configurada, ao efetuar o select sp_helpserver é apresentado o seguinte erro (instance.JPG).
Neste caso, é necessário remover a instance da configuração da CSM Center, deixando-o em branco.
Nas versões superiores à 6.1.6, pode-se deixar a opção “instance” em branco na CSM Center Config. Em versões anteriores, é necessário efetuar o procedimento abaixo:
Acessar o console de administração do GlassFish em:
http://localdacsmcenter:4949/
Ex.: http://localhost:4949/
Usuário: admin
Senha: adminadmin
Navegue até: Resources>JDBC>Connecton Pools> com.senior.seguranca.csmcenter.ConnectionPool;
Abra a guia Additional Properties;
Selecione a caixa de seleção da propriedade instance;
Clique em Delete Properties;
Clique em Save; (instance1.JPG).
Feche a tela e reinicie o serviço Senior CSM Center GlassFish.
No server.log, são encontradas as mensagens:
SEVERE|sun-appserver2.1|com.senior.seguranca.csmcenter.CsmCenterContextListener|_ThreadID=15;_ThreadName=pool-1-thread-2;_RequestID=8e7d822a-9e1e-4f16-b706-c4d6d949b433;|Não foi possível iniciar a CSM Center de maneira correta.
.
.
Caused by: com.senior.seguranca.csmcenter.utils.ext.resources.ResourceNotFoundException: Recurso Erro tentando obter conexão com a base de dados não encontrado ou não disponível.
.
.
Caused by: java.sql.SQLException: Error in allocating a connection. Cause: Connection could not be allocated because: Unable to get information from SQL Server: ServidorSql.
Quando ocorre / onde se aplica: Ao inicializar a CSM Center
Solução: A situação pode estar ligada à porta do servidor SQL que não está configurada adequadamente, à um bloqueio de porta no servidor SQL, ou à configuração de Instance incorreta.
Sobre a porta no servidor SQL:
Para verificar se a porta está correta, executar no servidor de banco de dados, via command do Windows, o comando netstat -na | find 1433 (A porta 1433 pode ser alterada de acordo com a porta configurada no servidor de banco). Se o retorno for exibido em branco, conforme print anexo (fechada.jpg), é evidencia que a porta está incorreta ou o serviço SQL Browser pode estar parado. Mas se o retorno for igual ao print anexo (aberta.jpg), significa que a porta está aberta. Também é importante verificar o status do serviço SQL Browser no services do Windows, deve estar iniciado.
Sobre a instância configurada de forma incorreta:
Ocasiões onde o servidor SQL não possui instance configurada, ao efetuar o select sp_helpserver é apresentado o seguinte erro (instance.JPG).
Neste caso, é necessário remover a instance da configuração da CSM Center, deixando-o em branco.
Nas versões superiores à 6.1.6, pode-se deixar a opção “instance” em branco na CSM Center Config. Em versões anteriores, é necessário efetuar o procedimento abaixo:
Acessar o console de administração do GlassFish em:
http://localdacsmcenter:4949/
Ex.: http://localhost:4949/
Usuário: admin
Senha: adminadmin
Navegue até: Resources>JDBC>Connecton Pools> com.senior.seguranca.csmcenter.ConnectionPool;
Abra a guia Additional Properties;
Selecione a caixa de seleção da propriedade instance;
Clique em Delete Properties;
Clique em Save; (instance1.JPG).
Feche a tela e reinicie o serviço Senior CSM Center GlassFish.