HCM – eSocial – Leiaute com status Aguardando Retorno não atualiza
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, após enviar um leiaute para o eSocial, o mesmo permanece na situação Aguardando Retorno na tela de Consulta de Pendências do eSocial após um longo período de espera.
Causa
Este incidente ocorre devido ao serviço estar parado ou devido a outro incidente que pode ser identificado nos Logs do SDE e/ou do Motor.
Solução
Para que o leiaute seja retornado, realize os passos a seguir:
1. Reinicie os serviços do eDocs (Senior Documentos Eletrônicos) e do Motor (Senior Motor eSocial), nesta ordem, e aguarde alguns instantes;
2. Se a situação persistir, verifique:
- O Log do SDE (SDE.LOG), salvo no diretório de instalação do eDocs, pasta Comum / Logs;
- O Log do Motor (todos os arquivos com data atual ou a mais recente), salvo conforme diretório informado no módulo Administração de Pessoal, em Diversos / Definições Motor eSocial no campo Diretório dos Arquivos de Log.
2.1. Avalie se existe algum incidente nos logs e, caso não consiga solucionar, encaminhe ao Suporte juntamente com as evidências do passo 3.
Observações:
Conforme o manual do eDocs existem 4 tipos de situações que o sistema irá apresentar ao usuário referente ao envio dos leiautes:
- Recebido: Significa que o arquivo já foi recepcionado pelo eDocs, porém o mesmo não envia as informações ao eSocial, permanecendo neste status;
- Aguardando Serpro: Significa que o arquivo já foi encaminhado ao governo e está aguardando o retorno para o eDocs;
- Nesta situação o arquivo está sendo processado no ambiente do Governo e não pelo sistema eDocs, sendo assim a Senior não se responsabiliza por eventuais instabilidades no ambiente do Governo.
- Autorizado: Significa que o arquivo já foi autorizado pelo governo e retornou ao eDocs com o número do recibo;
- Rejeitado: Significa que o arquivo foi rejeitado pelo governo e retornou ao eDocs uma mensagem com o detalhamento da rejeição.
- Nos casos em que há vários leiautes Aguardando Retorno no módulo Administração de Pessoal, faça esta análise e colete as evidências considerando apenas um leiaute.
3.1. Acesse o módulo Administração de Pessoal, em eSocial / Consulta Pendências e copie o Identificador do leiaute conforme o exemplo:
3.2. Acesse o eDocs no menu eSocial e a tela que corresponde ao evento enviado (Eventos Iniciais, Eventos Não Periódicos ou Eventos Periódicos). Neste exemplo estamos utilizando um evento inicial (S-1000):
3.2. Clique em Filtrar e insira o Identificador copiado no passo 3.1. no campo Identificador. Se desejar, insira mais informações no filtro para facilitar a busca pelo leiaute. Após finalizar o preenchimento dos campos de seu interesse, clique no botão OK:
3.3. Neste exemplo, o leiaute S-1000 que se encontra no status Aguardando Retorno no módulo Administração de Pessoal, foi localizado no eDocs com a situação Recebido:
Importante:
A situação Aguardando Retorno é genérica, pois podem haver vários motivos que impedem o leiaute retornar para o Administração de Pessoal. Desta forma, encaminhe corretamente ao Suporte as evidências solicitadas para análise da situação. As imagens devem conter todas as informações do leiaute no eDocs, principalmente onde consta o ID do evento. Encaminhe as imagens semelhantes ao exemplo demonstrado neste artigo.