21763 - NF-e 4.0 - NT 2016.002 v1.60 - Rejeição 225 - Falha de Schema
Problema: Após ser atualizado os sistemas ERP e eDocs para atender a NT 2016.002 v1.60 e habilitando o parâmetro global UtiNot160, as NF-e enviadas para a SEFAZ estão sendo rejeitadas pelo motivo 225 - Falha no Schema XML da NFe
Rotina / Tela: emissão de NF-e 4.0
Solução:


Rotina / Tela: emissão de NF-e 4.0
Solução:
Solução 21763: Identificamos que algumas SEFAZ estão retornando o erro de falha de schema em ambiente de homologação e produção quando o XML gerado pelo ERP estiver no padrão da NT 2016.002 v1.60.
Em geral, a falha no Schema é reportada devido à SEFAZ não aceitar que a tag <vDesc> do grupo de faturas do XML seja gerado com valor 0.00 (no caso do ERP, esta tag sempre será gerada com este valor).
O que pode ser feito neste caso:
1- Validar o XML enviado para a SEFAZ pelo Software de Mensageiria. Se este Software for o eDocs, poderá ser coletado o Log em modo DEBUG para fazer este processo (detalhes mais abaixo)
2- Comprovar de que o XML é valido de acordo com a validação através do schema da NT 2016.002 v1.60 'versão b'.
Para fazer esta comprovação pode-se baixar o Pacote de Schema do Portal Nacional da NF-e e se basear na seguinte documentação: https://documentacao.senior.com.br/documentoseletronicos/5.8.10/#html_ajuda/guia-informativo/validar-xsd.htm
Abaixo seguem evidências do Schemas liberados no referido portal:


Comprovando-se de que o XML é válido de acordo com o Schema liberado pela SEFAZ, para que a situação seja resolvida, deve-se entrar em contato com a SEFAZ para solicitar que ela aplique o pacote de Schema atualizado em seus ambientes de homologação e produção, pois o sistema ERP está gerando o XML adequadamente conforme o último pacote de schemas liberado pela SEFAZ no Portal Nacional da NF-e.
Se necessário, ao efetuar o contato com a SEFAZ, pode-se encaminhar o XML enviado para a SEFAZ pelo eDocs e solicitar que a SEFAZ mesma efetue a validação conforme o pacote de Schema da NT 2016.002 v1.60 'versão b' para comprovar de que o XML é válido.
Observação: pode-se tentar desabilitar o parâmetro global 'UtiNot160' na tela F000PGS para as filiais que estão enfrentando o problema, no entanto, como trata-se de uma inconsistência no sistema da SEFAZ, não há garantia de que a SEFAZ irá autorizar a NF desta forma.
Informação adicional sobre a coleta do XML enviado para a SEFAZ no eDocs:
---------------------------------------------------------------------------------
Segue abaixo procedimento para coleta do XML enviado para a SEFAZ pelo eDocs:
1- Parar o serviço do eDocs;
2- Gerar o XML da NF-e no ERP novamente;
3- Mova todos os Logs Sde.log do eDocs para uma pasta de backup;
4- Alterar o nível de Log do serviço do eDocs para DEBUG no Configurador e salvar as configurações
Observação: casa haja dúvidas de como alterar nível no eDocs, verifique o tópico 1.2 - Alteração do nível de geração de Logs da seguinte documentação: https://documentacao.senior.com.br/documentoseletronicos/5.8.10/#html_ajuda/guia-informativo/logs.htm
5- Inicie o serviço do eDocs e acompanhe o envio da NF-e para a SEFAZ novamente. No momento em que a NF-e for rejeitada o serviço do eDocs deverá ser parado.
IMPORTANTE: é importante parar o serviço do eDocs logo após a NF-e ser rejeitada, para que o Log não fique muito grande.
6- Altere o nível de Log para WARN novamente;
7- Abrir o arquivo de log no Notepad++ e procurar pelo texto Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfe.Emissao.Envio.EnvioNfeSefazNormal - XML de envio lote NFe. Logo após este texto será possível identificar o XML enviado para a SEFAZ. O XMl poderá ser copiado normalmente a partir do arquivo de Log.