24713 - Rejeição: Crítica: 926 - Rejeicão: Operação com Exterior e pais de destino igual
Problema:
Solução:
Foi emitida uma nota fiscal para um cliente do Paraguai (consumidor final), a NF-e foi gerada usando a CFOP 5102 e o cliente cadastrado inicialmente como sendo do exterior, mas o pais 1058 - Brasil.Ao enviar a NF para a SEFAZ ela rejeita: Crítica: 926 - Rejeicao: Operacao com Exterior e pais de destino igual a Brasil.
Rotina / Tela: F140GNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais
Solução:
Solução 24713: A rejeição 926 foi criada pela SEFAZ pela NT 2019.001. Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65) e o endereço do destinatário é no Exterior (dest/UF = EX), mas o código do pais cPais for 1058 (Brasil), haverá a rejeição pelo motivo 926 - Operação com Exterior e país de destino igual a Brasil.
Para que a nota fiscal seja autorizada, o arquivo XML deverá conter as seguintes informações:
* A tag <idEstrangeiro> tem que estar preenchida;
* A UF tem que estar como EX;
* O País deverá estar preenchido com o país na qual foi efetuada a venda, neste caso Paraguai;
* Não deverá haver informações nas tags do grupo Exporta;
A operação descrita é permitida pela SEFAZ, mas para que a nota fiscal seja autorizada, é necessário que no cadastro do cliente (F085CAD) seja preenchido o campo Numero Identificação Fiscal, o código do país não pode ser Brasil (tem que ser o pais do cliente), e também o local de embarque no botão diversos da NF (F140GNF) não pode estar preenchido.