23005 - Cancelar Saldo Pedido e Pré-fatura na Tela F135CCA
Problema: Utilizamos o parâmetro Global CncSldCCa para cancelar o saldo que não foi conferido da pré-fatura e pedido e mesmo assim não está cancelando. Porque?
Solução:
Solução:
Solução 23005: A situação descrita pelo cliente foi analisada pela equipe de manutenção em conjunto com a área de negócio e verificou-se que:
A tela F135CCA possibilita cancelar o saldo do pedido e da pré-fatura, desde que esse comportamento seja indicado explicitamente por meio da variável VSDISCANCELAR na regra do identificador VEN-135CBCCA01, sem o qual a conferência/tela não funciona.
No entanto, a variável VSDISCANCELAR sempre é enviada vazia à regra do identificador VEN-135CBCCA01 o que faz com que o comportamento padrão da tela seja o de NÃO cancelar o saldo, pois mesmo que seja utilizado o parâmetro global CncSldCca e o usuário opte por Concluir na mensagem Esta pré-fatura possui itens com quantidades ainda não conferidas.
Manter esse comportamento é importante pois diversos clientes conferem cargas de forma parcial e concluem a conferência, despachando a carga com os itens conferidos e utilizando o saldo do pedido para montar outra carga.
Mudar o comportamento da rotina poderia trazer grandes impactos uma vez que após o cancelamento a quantidade cancelada fica totalmente indisponível (o cancelamento não pode ser desfeito), enquanto no cenário atual basta ir até o pedido e cancelar manualmente.
Entendemos que cancelar manualmente pode ser custoso e trabalhoso, por isso temos opções já implementadas na tela que irão com toda certeza atender ao cliente.
Caso o cliente SEMPRE deseje cancelar o saldo de itens conferidos parcialmente, então deve continuar utilizando o parâmetro global CncSldCca e pode fixar o indicativo de cancelamento por meio da variável VSDISCANCELAR na regra do identificador VEN-135CBCCA01. Para isso o cliente deve fazer com que essa variável retorne sempre S.
Também é possível realizar uma pergunta durante a execução da regra deixando com que o usuário conferente decida se cancela ou não o saldo do item que está sendo conferido.
Abaixo elaboramos um exemplo que pode ser adicionado na regra do cliente:
DEFINIR NUMERO RETORNOMENSAGEM;
RETORNOMENSAGEM = MENSAGEM(RETORNA, DESEJA CANCELAR O SALDO?? [&SIM, &NÃO]);
SE (RETORNOMENSAGEM = 0)
INICIO
VSDISCANCELAR = S;
FIM;
SENAO
INICIO
VSDISCANCELAR = N;
FIM