ERP – Notas Fiscais de Saída – Não foi possível gerar o arquivo da Nota Eletrônica. Erro: Problema na geração do arquivo da nota eletrônica XX. Empresa: XX - Filial: XX - Série: XX. Erro: Código GTIN XX do campo cEAN, produto XX está inválido
Incidente
No módulo de Mercado, ao tentar emitir uma nota fiscal eletrônica, é apresentada a mensagem: Não foi possível gerar o arquivo da Nota Eletrônica. Erro: Problema na geração do arquivo da nota eletrônica XX. Empresa: XX - Filial: XX - Série: XX. Erro: Código GTIN XX do campo cEAN, produto XX está inválido. Válido apenas GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois o código GTIN cadastrado para o produto é inválido, de acordo com o formato exigido pela SEFAZ (ele deve possuir 8, 12, 13 ou 14 dígitos).
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao emitir a nota fiscal, a parametrização do produto em relação a geração dos códigos GTIN deverá ser revisada. Para isso, realize os passos a seguir:
1. Acesse o portal de documentação através do link Portal de documentação;
2. Pesquise pelo termo 'parametrizacoes para nf-e 4.0' e acesse o primeiro resultado pelo portal;
3. Localize o tópico GTIN e revise as configurações conforme este tópico.
Para verificar como é realizada a sugestão do código GTIN nas rotinas do sistema, siga os passos:
1. Acesse o portal de documentação através do link Portal de documentação;
2. Pesquise pelo termo "regras e sugestoes de valores" e acesse o resultado pelo portal;
3. Localize o tópico GTIN e verifique as orientações do tópico.
Importante
- Produtos com código de barras que não seguem o padrão brasileiro podem ter o código de barras definido no campo Código Barras Livre do cadastro da derivação na tela F075PRO - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Individual. Nesta situação, a origem do GTIN (definida através do parâmetro Origem do código GTIN) poderá ser alterada no cadastro do produto para indicar que o código de barras livre será utilizado para geração da tag cEAN.
- O campo GTIN Uni. Trib. permite cadastramento de zeros à esquerda, se necessário (muitos produtos importados tem esta característica).
- O identificador de regras VEN-140NEITE01 (não disponível para o ERP GO UP) permite manipulação das tags do GTIN da NF-e. É importante verificar eventual alteração do código GTIN via regra ligada a este identificador.