ERP – EFD Reinf – Como tratar o retorno de outras mensagerias para o ERP
Dúvida
Sabemos que é possível gerar o REINF através de outras mensageiras, como a NDD, por exemplo. Como tratar a questão do retorno da NDD para o ERP no módulo Gestão de Tributos?
Solução
O sistema ERP está preparado para tratar o envio e retorno de forma automática do EFD-Reinf apenas para a integração com o sistema eDocs.
Para os clientes que possuem o módulo de Controladoria do ERP XT e adquirem o Reinf no ERP, a Senior já disponibiliza o eDocs, ou seja, basta o cliente instalar e configurar o eDocs para geração do Reinf.
Se o cliente optar por não utilizar o eDocs para integração do Reinf, deverá verificar junto ao sistema de terceiro como será tratado o envio e o retorno dos dados ao ERP.
Para o envio dos dados, o cliente pode marcar na tela de exportação F669ERE - Controladoria / Gestão de Tributos / EFD - Reinf / Exportação, a opção Salvar arquivo em disco e então pegar esses XML e colocar no sistema de terceiro para que eles façam a integração dos mesmos e enviem a receita.
Com relação ao retorno das informações ao ERP (protocolo de autorização, por exemplo), o mesmo terá que customizar um retorno (via leiaute de importação por exemplo) ou informar os protocolos manualmente no ERP.
A integração ERP-Reinf com sistema de terceiros não será tratada (envio e retorno automático), pois a Senior tem a sua própria integração entre ERP, eDocs e Receita.
Para mais informações do REINF, verifique o artigo: ERP – EFD-Reinf - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração, apuração e exportação do EFD-Reinf bloco R-4000 (índice).
Para mais informações do REINF, verifique o artigo: ERP – EFD-Reinf - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração, apuração e exportação do EFD-Reinf bloco R-2000 (Índice).