ERP - NF-e - Rejeição 482 - Código município do destinatário diverge do cadastro na UF
Incidente
No processo de geração de documentos eletrônicos, as NF-e estão sendo rejeitadas pelo motivo 482 - Código município do destinatário diverge do cadastro na UF.
Causa
A rejeição ocorre quando for emitida uma NF-e e o Código do Município (cMun) do Destinatário informado no endereço deste na emissão da NF-e ou NFC-e for diferente do Código do Município que consta no Cadastro do Contribuinte para o mesmo Destinatário, junto a SEFAZ estadual.
Solução
A mensagem de rejeição 482 - Código município do destinatário diverge do cadastro na UF ocorre com base na validação 7E10-10 criada pela NT 2015/002 da NF-e.
Esta validação é facultativa, ou seja, poderá ocorrer em alguns estados e em outros estados não ocorrer.
Para resolver essa rejeição, execute os passos abaixo:
1. Acesse o Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC). Clique aqui para acessá-lo;
1.1. Efetue a Consulta do Cadastro do Destinatário da NF-e para verificar qual a Cidade ele está estabelecido.
1.2. Com o nome da cidade do destinatário em mãos, busque o código do município no cadastro do IBGE, com base no nome da cidade. Clique aqui para acessar o site do IBGE.
2. Após encontrar o código do município correto, verifique o cadastro do Cliente no Gestão Empresarial | ERP na tela F085CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro;
2.1. Valide que os campos 'CEP' e 'Cidade' da aba 'Cadastro' estão definidos corretamente, conforme a cidade em que o Destinatário está registrado no CCC:
3. Após os ajustes na geração da NF-e, você poderá reemiti-la através da tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal.
Importante
- Os códigos de município RAIS são definidos no cadastro de CEP na tela F008CEP - Cadastros / Localização / Cidades (CEP), que por sua vez tem referência aso cadastros realizados na tela F008RAI - Cadastros / Localização / Cidades (IBGE);
- Caso você identifique problemas na geração do Código RAIS nos XMLs gerados pelo sistema, verifique o artigo ERP - Geração XML - Código RAIS do município sendo enviado erroneamente para documentos eletrônicos;
- Caso você não encontre cadastro do Destinatário no CCC ou a informação cadastrada no CCC não seja válida, entre em contato com o Destinatário da NF-e para validar qual a Cidade em que ele está de fato cadastrado na SEFAZ. Em caso de dúvidas sobre isso ou continuidade da rejeição, mesmo que o XML gerado pelo sistema esteja correto, entre em contato com a SEFAZ do seu estado para verificação.