16752 - Rejeição NF-e: CNPJ Destinatário não cadastrado
Problema: Descrição do Problema: Ao emitir uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a mesma está sendo rejeitada com o motivo CNPJ Destinatário não cadastrado.
Rotina / tela: Emissão de NF-e
Solução: Solução 16752: Esta rejeição se trata de uma validação da própria SEFAZ no momento de efetuar a autorização da NF-e. A rejeição indica que o destinatário da NF-e está com problema no seu cadastro junto à SEFAZ (cadastro da Inscrição Estadual - IE).
Para verificação do cadastro da IE poderá ser utilizado a consulta junto ao sistema Sintegra (http://www.sintegra.gov.br). (A Senior não é responsável por manter os dados deste site, portanto, qualquer divergência dos dados encontrados deverá ser tratada junto a SEFAZ do contribuinte).
O destinatário da NF-e deverá regularizar a sua situação junto à SEFAZ para que a NF-e seja emitida. Caso a IE do destinatário esteja incorreta, deverá ser alterada a IE.
Observações:
- A mesma rejeição é informada caso seja utilizado o validador de XML da própria SEFAZ.
- Uma NF-e de saída pode ser autorizada com uma IE com pendência e uma NF-e de entrada (devolução) poderá ser rejeitada. No caso de NF-e de saída, os dados a serem validados são principalmente os dados do emitente da NF-e. No caso de uma NF-e de entrada (devolução com NF do emitente), os dados que são validados são do emitente e do destinatário (que possuí problema na IE), pois neste caso, o processo é basicamente como se o destinatário estivesse emitindo a NF-e, pois é ele o cliente desta NF-e de devolução.
Rotina / tela: Emissão de NF-e
Solução: Solução 16752: Esta rejeição se trata de uma validação da própria SEFAZ no momento de efetuar a autorização da NF-e. A rejeição indica que o destinatário da NF-e está com problema no seu cadastro junto à SEFAZ (cadastro da Inscrição Estadual - IE).
Para verificação do cadastro da IE poderá ser utilizado a consulta junto ao sistema Sintegra (http://www.sintegra.gov.br). (A Senior não é responsável por manter os dados deste site, portanto, qualquer divergência dos dados encontrados deverá ser tratada junto a SEFAZ do contribuinte).
O destinatário da NF-e deverá regularizar a sua situação junto à SEFAZ para que a NF-e seja emitida. Caso a IE do destinatário esteja incorreta, deverá ser alterada a IE.
Observações:
- A mesma rejeição é informada caso seja utilizado o validador de XML da própria SEFAZ.
- Uma NF-e de saída pode ser autorizada com uma IE com pendência e uma NF-e de entrada (devolução) poderá ser rejeitada. No caso de NF-e de saída, os dados a serem validados são principalmente os dados do emitente da NF-e. No caso de uma NF-e de entrada (devolução com NF do emitente), os dados que são validados são do emitente e do destinatário (que possuí problema na IE), pois neste caso, o processo é basicamente como se o destinatário estivesse emitindo a NF-e, pois é ele o cliente desta NF-e de devolução.