15368 - Usuário não selecionou um certificado digital. Certificado digital é obrigatório
Problema: Descrição do Problema: ao tentar gerar um arquivo XML de documento eletrônico no ERP (NF-e, NFS-e, CT-e) é gerada a mensagem de erro Não foi possível gerar o arquivo da Nota Eletrônica. Erro: Erro na assinatura do XML: Usuário não selecionou um certificado digital. Certificado digital é obrigatório é apresentada ao usuário quando o usuário não selecionou um certificado digital para assinar o arquivo eletrônico.
Quando ocorre / onde se aplica: emissão de documentos eletrônicos
Solução: Solução 15368: O ERP no momento da geração do XML faz a assinatura do mesmo e por este motivo solicita o certificado digital caso não encontre na máquina onde está sendo gerado o XML. A mensagem Não foi possível gerar o arquivo da Nota Eletrônica. Erro: Erro na assinatura do XML: Usuário não selecionou um certificado digital. Certificado digital é obrigatório é apresentada quando o usuário não selecionou um certificado digital para assinar o arquivo eletrônico.
Neste caso, na tela de seleção do certificado digital, o usuário obrigatoriamente deverá selecionar o certificado digital da empresa que está emitindo o documento.
A tela F099CER - Cadastros / Usuários / Certificados. Deve-se digitar o código do usuário que está emitindo a NF-e, após isso o ERP irá abrir uma tela para selecionar os certificados instalados na máquina do usuário.
Caso nenhum certificado digital seja mostrado, deve-se verificar a instalação do certificado digital correto na estação de trabalho onde o documento está sendo gerado.
Informações adicionais:
1) O sistema ERP solicita o certificado digital para geração de documentos eletrônicos com base nos identificadores de regras VEN-140NECER01 e VEN-140NECER02. Em caso de dúvidas sobre a funcionalidade destes identificadores, consulte o Ajuda do sistema. Se o cliente utiliza o sistema Documentos Eletrônicos da Senior para enviar o XML a SEFAZ, não é necessário que o ERP faça a assinatura do XML, portanto os identificadores mencionados acima podem ser utilizado para desligar a assinatura.
2) A tela F099CER - Cadastros / Usuários / Certificados Digitais serve para vincular um certificado digital à um usuário do sistema. Em caso de dúvidas sobre esta parametrização, consulte o Ajuda do sistema.
Salientamos que a instalação de certificados digitais são parametrizações relacionadas ao ambiente, onde o Suporte ao Produto não atua.
Quando ocorre / onde se aplica: emissão de documentos eletrônicos
Solução: Solução 15368: O ERP no momento da geração do XML faz a assinatura do mesmo e por este motivo solicita o certificado digital caso não encontre na máquina onde está sendo gerado o XML. A mensagem Não foi possível gerar o arquivo da Nota Eletrônica. Erro: Erro na assinatura do XML: Usuário não selecionou um certificado digital. Certificado digital é obrigatório é apresentada quando o usuário não selecionou um certificado digital para assinar o arquivo eletrônico.
Neste caso, na tela de seleção do certificado digital, o usuário obrigatoriamente deverá selecionar o certificado digital da empresa que está emitindo o documento.
A tela F099CER - Cadastros / Usuários / Certificados. Deve-se digitar o código do usuário que está emitindo a NF-e, após isso o ERP irá abrir uma tela para selecionar os certificados instalados na máquina do usuário.
Caso nenhum certificado digital seja mostrado, deve-se verificar a instalação do certificado digital correto na estação de trabalho onde o documento está sendo gerado.
Informações adicionais:
1) O sistema ERP solicita o certificado digital para geração de documentos eletrônicos com base nos identificadores de regras VEN-140NECER01 e VEN-140NECER02. Em caso de dúvidas sobre a funcionalidade destes identificadores, consulte o Ajuda do sistema. Se o cliente utiliza o sistema Documentos Eletrônicos da Senior para enviar o XML a SEFAZ, não é necessário que o ERP faça a assinatura do XML, portanto os identificadores mencionados acima podem ser utilizado para desligar a assinatura.
2) A tela F099CER - Cadastros / Usuários / Certificados Digitais serve para vincular um certificado digital à um usuário do sistema. Em caso de dúvidas sobre esta parametrização, consulte o Ajuda do sistema.
Salientamos que a instalação de certificados digitais são parametrizações relacionadas ao ambiente, onde o Suporte ao Produto não atua.