ERP – NF-e – 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens / 532: Total do ICMS difere do somatório dos itens / 533: Total da BC ICMS-ST difere do somatório dos itens / 534: Total do ICMS-ST difere do somatório dos itens
Incidente
No processo de emissão de NF-e, ao ser enviada a NF-e para a SEFAZ, é apresentada as seguintes rejeições:
- Rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens
- Rejeição 532: Total do ICMS difere do somatório dos itens
- Rejeição 533: Total da BC ICMS-ST difere do somatório dos itens
- Rejeição 534: Total do ICMS-ST difere do somatório dos itens
Causa
Estas rejeições são retornadas quando o total da Base de Cálculo do ICMS ou ICMS ST informados no Grupo de Totais da NF-e, for diferente do somatório da Base de Cálculo dos itens.
Ocorre quando a situação tributária do ICMS do item da NF-e está incorreta, ou seja, se os valores dos itens fecham com o valor total da NF-e, verifique qual a CST do ICMS que está no item da nota fiscal no ERP.
Solução
Para que essa rejeição não ocorra, realize os passos a seguir:
1. No Gestão Empresarial | ERP as tags relacionadas ao ICMS nos itens são enviadas de acordo com a CST (Situação tributária de ICMS). Sendo assim, verifique se os itens estão com a situação tributária correta para gerar ICMS ou ICMS ST. Clique aqui para verificar a documentação completa das regras de sugestões da CST do ICMS;
Importante
Os valores dos itens e do total devem fechar, por mais que no sistema o cálculo esteja correto, no arquivo XML só será enviado os valores destes impostos se no item a situação tributária do ICMS estiver compatível com a operação.
2. Acesse a tela F140GNF_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais ou F149GNC_RDCG - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Faturamento / Individual e informe uma situação tributária compatível:
2.1 Se o item for gerado com a 'Sit.Trib.ICMS' = X10 que é tributado e com cobrança do ICMS por substituição tributária, o sistema irá gerar as tags de ICMS ST deste item no arquivo XML:
Observação
Se for uma operação de empresa do Regime Simples Nacional, verifique o tipo da nota. Se for anulação de frete, por exemplo, a nota deve ser tipo '2-Devolução' ou '9 -Complementar'.
3. As tags da CST e Origem serão geradas no arquivo XML conforme considerações abaixo:
3.1 Quando o emitente da NF-e for optante do Regime Normal:
- Tag <orig>: Será a origem informada no item da NF;
- Tag <CST>: Será as duas últimas posições gravadas na NF. Exemplo: Se foi informado 200 no sistema, será gravado nesta tag do arquivo XML o valor 00.
3.2 Quando o emitente da NF-e for optante do Regime Simples Nacional:
- Tag <orig>: Será a origem informada no item da NF;
- Tag <CST>: Será as três posições gravadas na NF, Exemplo: Se foi informado 200 no sistema, será gravado nesta tag do arquivo XML o valor 200.
Observação
Para maiores informações sobre a hierarquia da sugestão da situação tributária, verifique o artigo ERP – Situação Tributária ICMS/CST – Qual a hierarquia para sugestão da situação tributária do ICMS na geração das notas fiscais.