7848 - Alterar status documento ERP/eDocs (cancelamento efetuado fora processo padrão)
Problema: Descrição do Problema: Um documento eletrônico (NF-e, NFS-e ou CT-e) teve seu cancelamento solicitado diretamente na SEFAZ/Prefeitura, sem passar pelo processo correto de solicitação de cancelamento de documentos do ERP e eDocs. Como poderá ser efetuada a alteração da situação deste documento eletrônico no eDocs e no ERP?
Rotina / Tela: Alteração de situação de Nota Fiscal Eletrônica / Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / Conhecimento de Transporte Eletrônico no ERP e eDocs quando um destes documentos teve o cancelamento solicitado diretamente na SEFAZ/Prefeitura.
Solução: Solução: Quando o documento eletrônico for cancelada na SEFAZ/Prefeitura através do emissor gratuito da SEFAZ / processo administrativo / site da Prefeitura, sendo que no eDocs o documento eletrônico conste como Autorizada/Emitida e no ERP o mesmo documento conste como 2-Fechada - 3-Autorizada, o seguinte procedimento poderá ser seguido:
1) Primeiramente deve-se ter certeza de que a comunicação de retorno dos status dos documentos eletrônicos do eDocs para o ERP está ocorrendo normalmente
2) Deve-se também verificar se a chave eletrônica do documento eletrônico no ERP é igual a chave eletrônica do documento no eDocs e na SEFAZ/Prefeitura (no caso de NFS-e, a maioria dos fornecedores não trabalha com a questão de chave eletrônica, logo, esta etapa poderá ser suprimida).
3) Se as verificações acima estiverem OK, o primeiro passo é solicitar o cancelamento do documento eletrônico no ERP, gerando arquivo XML em um diretório que não terá integração com o eDocs:
3.1 - Para gerar o arquivo XML do cancelamento do documento em outro diretório há duas opções:
3.1.1 - Alterar, momentaneamente, o diretório de geração de arquivos XML para a série do documento eletrônico do qual será solicitado cancelamento na tela F020SNF (Campo: Dir.Arq.Exportação NF-e)
3.1.2 - Alterar, momentaneamente, o diretório de geração de arquivos XML definido no cadastro do usuário, através da tela F099UVE (Campo: Diretório Arquivo <Nome_Documento_Eletrônico>)
3.2 - O conceito do ERP é: se existir um diretório parametrizado no campo Diretório Arquivo <Nome_Documento_Eletrônico> na tela F099UVE, o arquivo XML será gerado neste diretório. Se não existir um diretório parametrizado neste campo (campo estiver em branco), o arquivo XML será gerado no diretório parametrizado na série do documento eletrônico (tela F020SNF).
3.3 - Após a parametrização do diretório sem integração com o eDocs aonde o arquivo XML será gerado, o cancelamento do documento poderá ser solicitado normalmente através das telas do ERP, de acordo com o tipo do documento que será cancelado (Tela F140CAN para documentos de saída - tela F440GNE para NF-e de entrada que geraram saída).
4) Após a confirmação da solicitação do cancelamento do documento eletrônico e geração do arquivo XML de cancelamento, o documento eletrônico deverá ficar com o status eletrônico de 7-Solicitado Cancelamento.
5) Após a confirmação do status do documento no passo acima, deverá ser acessado o Monitor do eDocs, selecionado o documento que já está cancelado na SEFAZ/Prefeitura, e clicar no botão Consultar. O status do documento será alterado para o status atual da SEFAZ/Prefeitura.
6) Após este procedimento o eDocs enviará um retorno de cancelamento para o ERP deste documento. Como o documento está com o status 7-Solicitado cancelamento, o novo status será recebido. Por fim, o documento terá seu status alterado para 9-Cancelada.
6.1 - Observação: caso o eDocs não envie o status de cancelamento para o ERP automaticamente, deverá ser verificado nos logs do eDocs o motivo pelo qual o retorno não ocorreu. Em últimos casos, se for necessário, poderá ser gerado retorno para o ERP via DepuraSID (em caso de integração utilizando SeniorSID) ou MCDebug (em caso de integração utilizando WebService). A alteração do status não deve ser feita através de intervenção no Banco de Dados do ERP, pois, desta forma, não serão executados os processos internos referente ao recebimento de retorno para cada tipo de status.
7) Ao final do procedimento, os diretórios de integração alterados no passo 3 deverão ser alterados novamente, parametrizando os diretórios da forma como estão parametrizados antes da execução dos procedimentos. O arquivo XML de cancelamento gerado no diretório temporário poderá ser eliminado.
Observações importantes:
- É importante que durante este procedimento os usuários suspendam temporariamente o processo de emissão de documentos eletrônicos, evitando, assim, que arquivos XML de documentos eletrônicos sejam gerados em diretórios que não integrem com o eDocs.
- O eDocs deverá estar atualizado para a última versão disponível, para que tenha-se certeza do funcionamento da rotina de atualização de documentos eletrônicos;
- Deve-se ter certeza, em caso de atualização de status de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) no eDocs que a Prefeitura para a qual foi emitida a NFS-e tenha suporte ao processo de consulta de status atual de uma NFS-e;
- Os processos só devem ser executados caso tenha-se certeza de que os serviços Web da SEFAZ/Prefeitura não estejam passando por nenhuma instabilidade.
Rotina / Tela: Alteração de situação de Nota Fiscal Eletrônica / Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / Conhecimento de Transporte Eletrônico no ERP e eDocs quando um destes documentos teve o cancelamento solicitado diretamente na SEFAZ/Prefeitura.
Solução: Solução: Quando o documento eletrônico for cancelada na SEFAZ/Prefeitura através do emissor gratuito da SEFAZ / processo administrativo / site da Prefeitura, sendo que no eDocs o documento eletrônico conste como Autorizada/Emitida e no ERP o mesmo documento conste como 2-Fechada - 3-Autorizada, o seguinte procedimento poderá ser seguido:
1) Primeiramente deve-se ter certeza de que a comunicação de retorno dos status dos documentos eletrônicos do eDocs para o ERP está ocorrendo normalmente
2) Deve-se também verificar se a chave eletrônica do documento eletrônico no ERP é igual a chave eletrônica do documento no eDocs e na SEFAZ/Prefeitura (no caso de NFS-e, a maioria dos fornecedores não trabalha com a questão de chave eletrônica, logo, esta etapa poderá ser suprimida).
3) Se as verificações acima estiverem OK, o primeiro passo é solicitar o cancelamento do documento eletrônico no ERP, gerando arquivo XML em um diretório que não terá integração com o eDocs:
3.1 - Para gerar o arquivo XML do cancelamento do documento em outro diretório há duas opções:
3.1.1 - Alterar, momentaneamente, o diretório de geração de arquivos XML para a série do documento eletrônico do qual será solicitado cancelamento na tela F020SNF (Campo: Dir.Arq.Exportação NF-e)
3.1.2 - Alterar, momentaneamente, o diretório de geração de arquivos XML definido no cadastro do usuário, através da tela F099UVE (Campo: Diretório Arquivo <Nome_Documento_Eletrônico>)
3.2 - O conceito do ERP é: se existir um diretório parametrizado no campo Diretório Arquivo <Nome_Documento_Eletrônico> na tela F099UVE, o arquivo XML será gerado neste diretório. Se não existir um diretório parametrizado neste campo (campo estiver em branco), o arquivo XML será gerado no diretório parametrizado na série do documento eletrônico (tela F020SNF).
3.3 - Após a parametrização do diretório sem integração com o eDocs aonde o arquivo XML será gerado, o cancelamento do documento poderá ser solicitado normalmente através das telas do ERP, de acordo com o tipo do documento que será cancelado (Tela F140CAN para documentos de saída - tela F440GNE para NF-e de entrada que geraram saída).
4) Após a confirmação da solicitação do cancelamento do documento eletrônico e geração do arquivo XML de cancelamento, o documento eletrônico deverá ficar com o status eletrônico de 7-Solicitado Cancelamento.
5) Após a confirmação do status do documento no passo acima, deverá ser acessado o Monitor do eDocs, selecionado o documento que já está cancelado na SEFAZ/Prefeitura, e clicar no botão Consultar. O status do documento será alterado para o status atual da SEFAZ/Prefeitura.
6) Após este procedimento o eDocs enviará um retorno de cancelamento para o ERP deste documento. Como o documento está com o status 7-Solicitado cancelamento, o novo status será recebido. Por fim, o documento terá seu status alterado para 9-Cancelada.
6.1 - Observação: caso o eDocs não envie o status de cancelamento para o ERP automaticamente, deverá ser verificado nos logs do eDocs o motivo pelo qual o retorno não ocorreu. Em últimos casos, se for necessário, poderá ser gerado retorno para o ERP via DepuraSID (em caso de integração utilizando SeniorSID) ou MCDebug (em caso de integração utilizando WebService). A alteração do status não deve ser feita através de intervenção no Banco de Dados do ERP, pois, desta forma, não serão executados os processos internos referente ao recebimento de retorno para cada tipo de status.
7) Ao final do procedimento, os diretórios de integração alterados no passo 3 deverão ser alterados novamente, parametrizando os diretórios da forma como estão parametrizados antes da execução dos procedimentos. O arquivo XML de cancelamento gerado no diretório temporário poderá ser eliminado.
Observações importantes:
- É importante que durante este procedimento os usuários suspendam temporariamente o processo de emissão de documentos eletrônicos, evitando, assim, que arquivos XML de documentos eletrônicos sejam gerados em diretórios que não integrem com o eDocs.
- O eDocs deverá estar atualizado para a última versão disponível, para que tenha-se certeza do funcionamento da rotina de atualização de documentos eletrônicos;
- Deve-se ter certeza, em caso de atualização de status de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) no eDocs que a Prefeitura para a qual foi emitida a NFS-e tenha suporte ao processo de consulta de status atual de uma NFS-e;
- Os processos só devem ser executados caso tenha-se certeza de que os serviços Web da SEFAZ/Prefeitura não estejam passando por nenhuma instabilidade.