ERP – Zeramento – Como executar a rotina de Zeramento
Dúvida
Quais procedimentos devem ser executados para o Zeramento no módulo da Controladoria?
Solução
Para executar a rotina de Zeramento, realize os passos a seguir:
1. Na tela F070FCT-Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Contabilidade, para todas as filiais que serão zeradas, no campo Período Inicial Contábil informe o período Inicial e Final em que será realizado o zeramento, onde a data final poderá ser superior a '31/12/XXXX' (até o período atual).
No campo Período Inicial Lançamentos informe o período inicial do zeramento até o período atual;
2. Rode uma conciliação de saldos do período de '01/XXXX' até a data atual na tela F650CCT-Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Conciliação / Saldos, conforme orientações do artigo ERP – Conciliação Contábil – Como executar a rotina de conciliação de saldo contábeis;
3. Emita um balancete de '01/01/XXXX' a '31/12/XXXX' (período do zeramento) e em seguida na coluna de saldo anterior, verifique se o ativo fecha com o passivo e se todas as contas de resultado estão zeradas;
Se estiver desta forma, na coluna saldo atual faça o seguinte:
Some o total do ativo + despesas e depois o total do passivo + receitas, se os saldos estiverem corretos, vá para o próximo passo;
4. Na tela F650ZER-Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Zeramento, informe os seguintes campos:
4.1 Campo Filial: Deixe em branco para zerar todas as filiais ao mesmo tempo ou, se quiser zerar apenas uma filial, basta informar o nº da filial;
Atenção
Recomendamos deixar em branco pois, caso tenha na base débito na filial 1 e crédito na filial 2, se zerar apenas a filial 1, não ficará correto.
4.2 Campo Competência: '31/12/XXXX';
Observação
Não pode zerar o ano antes do ano anterior a ele, exemplo, zerar 2021 antes do ano de 2020.
4.3 Campo Opção:
Totalizado: Serão gerados vários lançamentos das despesas e receitas para zerar as contas envolvidas e um único lançamento somando todas a despesas e receitas, na conta de resultado informada no zeramento.
4.4 Campo Individualizado: Para cada conta de despesa e receita gera uma contrapartida na conta que recebe os valores (resultado).
Decida qual atende melhor sua empresa;
4.5 Campo Grupo ou Conta Reduzida: Informe a primeira conta do grupo de receitas (Conta Sintética, pai de todas) e a primeira conta do grupo de despesas (Conta Sintética, pai de todas);
4.6 Campo Destino (Débito) e Destino (Crédito): Informe a conta que receberá os saldos das contas de receitas e despesas, geralmente é uma conta patrimonial que encontra-se no grupo 2 (Passivo) Patrimônio Liquido, pode ser Lucros ou Prejuízos Acumulados;
4.7 Campo Hist. padrão: Informe um histórico que deverá ser cadastrado na tela F046HPD-Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Históricos Padrões. Este histórico deve ser do tipo Z;
4.8 Campo Complemento: Caso o histórico exija complemento, informe neste campo;
Clique no botão Mostrar, então irá trazer no rodapé da tela o Saldo a Débito e Saldo a Crédito e o Resultado, que será o lucro ou prejuízo do período, então basta processar;
5. Emita um balancete em '31/12/XXXX' e confira na coluna saldo atual se todas as contas dos grupos Receitas e Despesas foram zeradas;
6. Feche o período contábil na tela F070FCT para todas as filiais, no campo Período Inicial Contábil informar a data inicial do ano atual, isso evitará que seja digitado por engano, um lançamento no ano que já foi executada a rotina de zeramento.