ERP – eDocs Envio E-mail – Uma tentativa de conexão falhou porque o componente conectado não respondeu corretamente após um período de tempo ou a conexão estabelecida falhou porque o host conectado não respondeu [ip_servidor_email]:[porta]
Incidente
O envio de e-mail pelo eDocs após a autorização dos documentos não está sendo executado e no log (Sde.log) é apresentado a seguinte informação: Uma tentativa de conexão falhou porque o componente conectado não respondeu corretamente após um período de tempo ou a conexão estabelecida falhou porque o host conectado não respondeu [ip_servidor_email]:[porta].
Causa
A mensagem indica que o eDocs teve problemas de comunicação com o servidor de e-mail ou problemas de infraestrutura onde o eDocs está instalado.
Solução
Para verificar essa situação deverá ser efetuada as seguintes validações:
1. Valide a parametrização para envio/recebimento de e-mail, se os dados cadastrados corretamente. Para mais informações sobre o cadastro da conta de e-mail, consulte o artigo ERP – eDocs Envio E-mail – Como alterar configurações de envio de e-mails;
2. Verifique com o responsável pela infraestrutura de rede e com o responsável pelo servidor de e-mail utilizado para envio de e-mails os ajustes necessários na infraestrutura ou no servidor de e-mails para que a situação não ocorra;
Observação
- Caso haja necessidade, podem ser efetuados testes de envio de e-mail a partir de um aplicativo de gerenciamento de e-mails como, por exemplo, Outlook ou Thunderbird;
- Teste através de comandos telnet pelo Servidor do eDocs também podem ser realizados.