16676 - Colaborador sem permissão consegue excluir marcações eletrônicas
Problema: Colaborador está conseguindo excluir marcações eletrônicas no Gestão de Ponto, na tela acertos do colaborador, mesmo não tendo permissão de cálculo para alterar marcações eletrônicas.
No menu Diversos > Usuários > Permissão de cálculo o cálculo em questão estava com a opção Permite alterar marcações eletrônicas de ponto desmarcada.
Quando ocorre / onde se aplica: Na tela de acertos do colaborador, do Gestão de Ponto.
Solução: Deverá verificar os grupos e subgrupos de permissão de cálculo do usuário. Pois poderá ocorrer a seguinte situação:
O grupo que o mesmo faz parte não tem permissão, mas este é um sub-grupo de um grupo que tem permissão e caso um dos 2 tenha permissão, então permite alterar.
Exemplo:
- acessar diversos/usuários/permissão de cálculo,
- selecionar o cálculo e clicar no botão usuário, vai mostrar uma lista de usuários e/ou grupos de usuários que foi configurado a permissão:
Obs.: O(s) grupo(s) de usuário, que o usuário faz parte, pode(m) ser verificado(s) pela ferramenta SGU.exe.
- considerando que neste exemplo temos 2 grupos de usuários na lista, grupo A e grupo B.
- o colaborador faz parte do grupo de usuários B;
- ao selecionar o grupo A e clicar em detalhes, o campo Permite alterar marcações eletrônicas de ponto vai estar habilitado, comprovando que este grupo e usuários deste grupo, tem permissão,
- ao selecionar o grupo B e clicar em detalhes, o campo Permite alterar marcações eletrônicas de ponto vai estar habilitado, comprovando que o grupo e seus usuários NÃO tem permissão,
- neste caso o colaborador não teria permissão para excluir/alterar marcações eletrônicas, pois faz parte do grupo B, que não permite.
- o que ocorre é que no SGU, foi definido que o grupo de usuários B, é um sub-grupo do grupo de usuários A (ou seja, o grupo A é um grupo pai o grupo B);
- como o grupo de usuários A tem permissão, a rotina sempre verifica as permissões do grupo que o usuário faz parte e também verifica as permissões do grupo pai e assim sucessivamente.
Portanto, o colaborador fazendo parte do grupo B (diretamente) e do grupo A (indiretamente por ser um grupo pai), será considerado com acesso/permissão para excluir / alterar as marcações.
Para ajustar a situação deverá reavaliar a estrutura de grupos e sub-grupos de usuários verificando se as permissões estão corretas.
No exemplo informado acima, ocorreu que o grupo A, não era mais um grupo utilizado pelo cliente, por isso ao excluir o grupo A, o colaborador apenas continuou fazendo parte do grupo B, e desta forma passou a não ter permissão para excluir marcações eletrônicas de ponto.
No menu Diversos > Usuários > Permissão de cálculo o cálculo em questão estava com a opção Permite alterar marcações eletrônicas de ponto desmarcada.
Quando ocorre / onde se aplica: Na tela de acertos do colaborador, do Gestão de Ponto.
Solução: Deverá verificar os grupos e subgrupos de permissão de cálculo do usuário. Pois poderá ocorrer a seguinte situação:
O grupo que o mesmo faz parte não tem permissão, mas este é um sub-grupo de um grupo que tem permissão e caso um dos 2 tenha permissão, então permite alterar.
Exemplo:
- acessar diversos/usuários/permissão de cálculo,
- selecionar o cálculo e clicar no botão usuário, vai mostrar uma lista de usuários e/ou grupos de usuários que foi configurado a permissão:
Obs.: O(s) grupo(s) de usuário, que o usuário faz parte, pode(m) ser verificado(s) pela ferramenta SGU.exe.
- considerando que neste exemplo temos 2 grupos de usuários na lista, grupo A e grupo B.
- o colaborador faz parte do grupo de usuários B;
- ao selecionar o grupo A e clicar em detalhes, o campo Permite alterar marcações eletrônicas de ponto vai estar habilitado, comprovando que este grupo e usuários deste grupo, tem permissão,
- ao selecionar o grupo B e clicar em detalhes, o campo Permite alterar marcações eletrônicas de ponto vai estar habilitado, comprovando que o grupo e seus usuários NÃO tem permissão,
- neste caso o colaborador não teria permissão para excluir/alterar marcações eletrônicas, pois faz parte do grupo B, que não permite.
- o que ocorre é que no SGU, foi definido que o grupo de usuários B, é um sub-grupo do grupo de usuários A (ou seja, o grupo A é um grupo pai o grupo B);
- como o grupo de usuários A tem permissão, a rotina sempre verifica as permissões do grupo que o usuário faz parte e também verifica as permissões do grupo pai e assim sucessivamente.
Portanto, o colaborador fazendo parte do grupo B (diretamente) e do grupo A (indiretamente por ser um grupo pai), será considerado com acesso/permissão para excluir / alterar as marcações.
Para ajustar a situação deverá reavaliar a estrutura de grupos e sub-grupos de usuários verificando se as permissões estão corretas.
No exemplo informado acima, ocorreu que o grupo A, não era mais um grupo utilizado pelo cliente, por isso ao excluir o grupo A, o colaborador apenas continuou fazendo parte do grupo B, e desta forma passou a não ter permissão para excluir marcações eletrônicas de ponto.