ERP – Notas Fiscais de Saída – Quais configurações realizar para que ao emitir uma Nota Fiscal de Saída, alguns produtos calculem Difal e outros produto não
Dúvida
No módulo de Mercado, quais configurações realizar para que ao emitir uma Nota Fiscal de Saída, alguns produtos calculem Difal e outros produto não?
Solução
Caso o seu cliente possua inscrição estadual, não haverá o cálculo de DIFAL, pois o mesmo somente é calculado se o cliente não for contribuinte e for isento de ICMS.
Se o cliente não for contribuinte e isento de ICMS para realizar o calculo do Difal, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F085HCL - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Definições/Histórico (Definições/Histórico de Cliente);
2. Informe o código do cliente, a empresa e filial desejada, e altere o parâmetro 'Consumidor Final' para S-Sim.
Atenção
Se o parâmetro 'Consumidor Final' estiver em branco, o sistema verificará a informação do parâmetro 'Aplicação Operação' do cadastro da transação de vendas, da tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas (Transações de Vendas).
Importante
Nos casos em que houverem mais de um produto na nota fiscal, onde apenas alguns precisam efetuar o cálculo do DIFAL, basta informar a transação parametrizada conforme indicado acima nestes itens, e para os demais, uma transação que tenha a aplicação da operação diferente de consumo próprio.
Observação
Se a parametrização está correta para que seja efetuado o cálculo da Difal, porém o cálculo não esteja sendo realizado na NF-e, essa situação pode pode estar ocorrendo pois a transação utilizada não é de remessa, neste caso o sistema irá validar e não irá calcular o Difal para esta transação.
Este comportamento pode ser alterado com a ativação do Identificador VEN-140TNSDF01.
Clique aqui para acessar a documentação do identificador de regras VEN-140TNSDF01