eDocs - Configuração de e-mail - Falha no envio do e-mail (Failure sending mail)
Dúvida
No eDocs ao realizar a configuração do envio de e-mail e clicar no botão Testar e-mail é retornado a seguinte mensagem: O teste foi mal sucedido. Erro retornado: Falha no envio do e-mail.
Observação: A mensagem também pode ser apresentada em inglês, dependendo do ambiente onde o eDocs está sendo executado (O teste foi mal sucedido. Erro retornado: Failure sending mail).
Causa
Esta mensagem é apresentada pois estão utilizando parametrizações inadequadas com o servidor de e-mail escolhido. Geralmente a parametrização inadequada está relacionada a parametrização da porta incorreta para comunicação. Por exemplo estão utilizando a porta 465 quando o correto é utilizar a 587.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos abaixo
1. Acesse o eDocs;
2. Entre em Configurações / Gerais e na aba E-mail;
3. Verifique a porta informada no campo Porta SMTP;
4. Informe a porta correta a ser utilizada;
5. Salve a alteração;
6. Realize um teste clicando no botão, Testar E-mail.
Observação:
- Em Configurações / Empresas / Envio Eletrônico, também existe a configuração do e-mail, porém o sistema só irá considerar essas informações caso o campo Customizar por Empresa esteja como Sim do contrário pega as configurações Gerais;
- Em Configurações / Filiais / Envio Eletrônico, também existe a configuração do e-mail, porém o sistema só irá considerar essas informações caso o campo Customizar por Filial esteja como Sim do contrário pega as configurações da Empresa ou Gerais.
Importante:
- A mensagem poderá ser retornada tanto nas rotinas de envio como de recebimento de e-mail;
- A mensagem retornada pelo servidor de e-mail poderá variar de acordo com o servidor de e-mail utilizado;
- A informação das portas e endereços para conexão com servidor de e-mail deverá ser verificada juntamente ao servidor de e-mails utilizado (Gmail, Microsoft, Locaweb, Terra, etc...);
- A parametrização correta dos servidores de e-mail no eDocs são parametrizações de ambiente. Desta forma, caso haja necessidade de apoio na parametrização adequada do sistema, a área de serviços da Senior poderá ser acionada.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.