HCM – Apuração – Qual motivo de não apurar marcações inválidas quando tem marcações ímpares
Dúvida
Qual motivo de não apurar marcações inválidas quando tem apenas uma marcação ou marcações ímpares, nos módulos Controle de Ponto e Gestão do Ponto?
Solução
Em geral não é apurado marcações inválidas quando tem número ímpar de marcações para horários tipos rígido ou móvel, apenas em alguns casos específicos, por exemplo em horário tipo flexível quando tem uma apenas uma marcação.
Neste caso de horário tipo flexível, o sistema não sabe se a marcação seria uma entrada ou saída, não conseguindo sugerir outra situação na apuração.
No caso do horário rígido, quando tem refeição pré-assinalada e não obrigatória, então o sistema entende que tem 3 marcações (entrada realizada e 2 marcações pré-assinaladas de refeição), faltando apenas a marcação de saída e por isso apurou como saída antecipada no período da tarde e não marca invalidações.
O sistema apura marcações inválidas quando não é possível calcular a jornada com as marcações realizadas, levando em consideração as marcações previstas e o tipo de horário.