ERP – Faturamento NF-e – 297- Rejeição: Assinatura difere do calculado / 298- Assinatura difere do padrão do Projeto.
Incidente
Ao importar um XML gerado pelo Gestão Empresarial | ERP no emissor gratuito disponibilizado pelo SEBRAE (clique aqui para mais informações), está sendo retornado a seguinte validação: 297- Rejeição: Assinatura difere do calculado. Podendo também ser apresentado a mensagem 298- Assinatura difere do padrão do Projeto.
Causa
Essa situação ocorre, pois o sistema da SEFAZ ao transmitir a NF-e altera a informação das tags <procEmi> e <verProc> , porém o sistema da SEFAZ não assina novamente o XML, por este motivo ocorre a rejeição pois invalida a assinatura gerada pelo ERP.
Solução
Para clientes que utilizam o emissor gratuito da SEFAZ para transmitir a NF-e, ou seja, geram o XML no Gestão Empresarial | ERP e importam o arquivo XML no sistema gratuito, é necessário utilizar o identificador de regras VEN-140NEDGE01 (clique aqui para acessar a documentação completo do identificador) e enviar um valor para as tags <procEmi> e <verProc> que identificam o Processo de Emissão e Versão do Processo de Emissão para o Emissor Gratuito.
Informação que consta no Manual de Integração da SEFAZ (clique aqui para acessar o mesmo):
Desta forma, siga os passos abaixo para tratar adequadamente essa situação:
1. Acesse a tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras e cadastre o identificador de regras VEN-140NEDGE01;
2. Clique em Regra e cadastre a sugestão abaixo:
@Informação do Processo de Emissão e Versão do Processo para Emissor Gratuito@
Definir Numero VSIntProEmi;
Definir Alfa VSIntVerPro;
VSIntProEmi=3;
VSIntVerPro='XX';
Observação: O valor a ser enviado para a variável 'VSIntVerPro' é preenchido conforme a versão do Software Emissor. É necessário verificar no sistema emissor gratuito qual a versão do processo que está sendo utilizado e então deverá ser ajustado a versão na regra do identificador.
3. Ao finalizar o cadastro da regra, clique no ícone do botão Salvar. A tela poderá ser fechada posteriormente pelo botão X.
4. Ao fechar a tela, informe no campo Código Regra o código da regra que você acabou de cadastrar:
5. No teclado, aperte a tecla 'tab' para mover o cursor pelos campos para salvar as alterações.
6. Após cadastrar o identificador de regras, a nota poderá ser gerada novamente pela tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal.
Importante:
Caso você deseje não ter que ficar trocando a versão na regra do identificador toda vez que atualizar o aplicativo do SEBRAE, neste caso, entrar em contato com o SEBRAE para que eles façam a alteração no sistema deles, ou seja, caso eles alterarem as tags também devem assinar novamente o XML.