eDocs – Certificação Digital – The request failed with HTTP status 403: Forbidden / The HTTP request was forbidden with client authentication scheme 'Anonymous'
Incidente
Ao efetuar a comunicação com WebServices de SEFAZ, Receita Federal ou Prefeitura, a comunicação não é estabelecida e no eDocs podem ser apresentados os seguintes cenários:
- Para NF-e, CT-e, NFS-e, MDF-e, o status no eDocs permanece como Recebido ERP/Validado/Aguardando Consulta/Rejeitado e no log Sde.log é apresentado as seguintes informações:
- System.Security.Cryptography.CryptographicException: Keyset does not exist;
- System.Security.Cryptography.CryptographicException: O Conjunto de chaves não existe;
- System.Security.Cryptography.CryptographicException: A chave de assinatura não está carregada;
- Erro ao enviar lote do estabelecimento: <CNPJ_FILIAL>. System.Net.WebException: Falha na solicitação com status HTTP 403: Forbidden;
- Erro ao consultar status sefaz para o estabelecimento: <CNPJ_Filial> System.Net.WebException: The request failed with HTTP status 403: Forbidden.
- Para eSocial, EFD-Reinf, o documento é rejeitado pelo Governo com a seguinte informação: Problemas na comunicação. Verifique sua conexão com a internet e se os serviços de emissão do governos estão disponíveis. Não foi possível enviar o lote. The HTTP request was forbidden with client authentication scheme 'Anonymous', e o arquivo de log Sde.log é apresentada a mensagem:
- The HTTP request was forbidden with client authentication scheme 'Anonymous'. ---> System.Net.WebException: The remote server returned an error: (403) Forbidden.
- Em algumas situações, também pode ser apresentada a mensagem 999 - Envio bloqueado, o sistema tentou realizar mais de 5 tentativas sem sucesso. Revise as configurações de certificado digital.
Causa
Esta situação ocorre por problemas:
- Na instalação do certificado digital;
- Problemas no ambiente onde o eDocs está instalado;
- Problemas na SEFAZ/Prefeitura/Autarquia para onde o documento está sendo enviado.
Solução
Para verificar essa situação, siga as orientações abaixo:
1. Acesse o artigo eDocs - Certificado Digital - Como efetuar a configuração do certificado digital e efetue a atualização do Certificado Digital no eDocs;
2. Após a atualização do certificado, acompanhe o processo de comunicação com a SEFAZ, Receita federal ou Prefeitura e, se necessário, reemita os documentos no sistema emissor (Gestão Empresarial | ERP, Gestão de Lojas, Gestão de Pessoas | HCM, Gestão de Transportes | TMS, ...);
3. Caso a situação continue ocorrendo, em se tratando de emissão de NF-e, verifique o status do webservice da SEFAZ, clique aqui para acessar o mesmo. Verifique a disponibilidade dos webservices e se há contingências ativadas;
3.1. Para ativar a contingência no eDocs, clique aqui e acesse o Portal de Documentação Senior, pesquise por "contingência";
3.2. Após ativar a contingência, novas notas deverão ser emitidas pelo software emissor. As notas com status 'Aguardando Consulta' serão transmitidas automaticamente quando o ambiente normal da SEFAZ voltar a operação.
Importante
Verifique se as parametrizações do IIS estão de acordo com o artigo ERP – eDocs Configurações – Como realizar a parametrização adequada do IIS (Internet Information Services) no servidor de instalação do eDocs, pois a parametrização em desacordo com esse artigo poderá ocasionar problemas de comunicação com SEFAZ, Receita federal ou Prefeitura também.