12479 - NFS-e com status de 4-Rejeitada não possui retorno do SDE
Problema: Descrição do Problema: foi emitida uma RPS (Recibo Provisório de Serviço) que posteriormente foi convertida em NFS-e (Nota Fiscal de Serviço) no sistema da Prefeitura. No entanto, por qualquer motivo, a NFS-e foi rejeitada pela Prefeitura, no entanto no sistema da Prefeitura ela foi autorizada.
Após ser efetuado processo de Atualizar NFS-e no SDE, a NFS-e ficou com status de Emitida no SDE, no entanto o retorno para o ERP Não ocorre.
Quando ocorre / onde se aplica: atualização de status de NFS-e no ERP.
Solução: Solução 12479: Em versões anteriores à 5.8.5.1 do SDE, se for verificado o Log do SDE (Sde.Log), estará sendo registrada a seguinte mensagem de erro para a NFS-e em questão: Não foi solicitado um retorno para o documento eletrônico.
No caso de versão 5.8.5.1 ou superior do SDE a mensagem de erro de retorno também é registrada nos eventos da NFS-e (Monitor SDE > NFS-e > Emissão > aba Notas Fiscais), no Log do SDE é registrado o erro de retorno apenas uma vez (na data/hora da tentativa de retorno) e a NFS-e é marcada como Erro retorno ERP.
A crítica Não foi solicitado um retorno para o documento eletrônico é gerada porque o ERP não permite que uma NFS-e com status de 4-Rejeitada tenha retorno qualquer tipo de retorno.
Neste caso, o procedimento a ser realizado é o seguinte:
- Deve ser entrado na tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas e Faturamento, selecionado um usuário (que efetuará o refaturamento da NFS-e), e deverá ser definido um diretório válido mas que não integre com o SDE no campo Diretório Arquivo NFS-e.
- Após ter salvo as parametrizações na tela F099UVE, logado com o usuário que foi parametrizado nesta tela mencionada, deverá ser acessada a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e deverá ser reemitida a NFS-e em questão. Com isso ela ficará com status de 2-Enviada novamente e poderá receber retorno do SDE com status de 3-Autorizada.
- Importante: para versões 5.8.5.1 do SDE ou superiores, deverá ser acessado a tela NFS-e > Emissão > aba Notas Fiscais, selecionar a NFS-e em questão, clicar no botão Eventos e então clicar no botão Reenviar retorno para que o SDE tente enviar o retorno novamente ao ERP. Em versões anteriores à 5.8.5.1 não existe o conceito de Erro retorno ERP, então este passo não é necessário.
- Depois do procedimento ter sido efetuado, deverá ser voltada a parametrização da tela F099UVE para a parametrização original.
A partir da versão 5.8.6.49 e 5.7.8.26 do ERP foi realizado o tratamento conforme abaixo.
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Retorno de situação Aprovada para uma NFS-e Rejeitada ou com Erro na Geração
A partir de agora, o Gestão Empresarial ERP permite retornar, via ação SID ou web service de retorno com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos@ImportarRetornos, a situação 3 - Aprovada para uma NFS-e que está rejeitada (situação 4 - Rejeitada) ou com erro na geração (situação 10 - Erro Geração), quando o retorno for automático. Comportamento que já ocorre para os documentos de NF-e, CT-e e MDF-e.
Local: Recursos > Implementações > Web services
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Após ser efetuado processo de Atualizar NFS-e no SDE, a NFS-e ficou com status de Emitida no SDE, no entanto o retorno para o ERP Não ocorre.
Quando ocorre / onde se aplica: atualização de status de NFS-e no ERP.
Solução: Solução 12479: Em versões anteriores à 5.8.5.1 do SDE, se for verificado o Log do SDE (Sde.Log), estará sendo registrada a seguinte mensagem de erro para a NFS-e em questão: Não foi solicitado um retorno para o documento eletrônico.
No caso de versão 5.8.5.1 ou superior do SDE a mensagem de erro de retorno também é registrada nos eventos da NFS-e (Monitor SDE > NFS-e > Emissão > aba Notas Fiscais), no Log do SDE é registrado o erro de retorno apenas uma vez (na data/hora da tentativa de retorno) e a NFS-e é marcada como Erro retorno ERP.
A crítica Não foi solicitado um retorno para o documento eletrônico é gerada porque o ERP não permite que uma NFS-e com status de 4-Rejeitada tenha retorno qualquer tipo de retorno.
Neste caso, o procedimento a ser realizado é o seguinte:
- Deve ser entrado na tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas e Faturamento, selecionado um usuário (que efetuará o refaturamento da NFS-e), e deverá ser definido um diretório válido mas que não integre com o SDE no campo Diretório Arquivo NFS-e.
- Após ter salvo as parametrizações na tela F099UVE, logado com o usuário que foi parametrizado nesta tela mencionada, deverá ser acessada a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e deverá ser reemitida a NFS-e em questão. Com isso ela ficará com status de 2-Enviada novamente e poderá receber retorno do SDE com status de 3-Autorizada.
- Importante: para versões 5.8.5.1 do SDE ou superiores, deverá ser acessado a tela NFS-e > Emissão > aba Notas Fiscais, selecionar a NFS-e em questão, clicar no botão Eventos e então clicar no botão Reenviar retorno para que o SDE tente enviar o retorno novamente ao ERP. Em versões anteriores à 5.8.5.1 não existe o conceito de Erro retorno ERP, então este passo não é necessário.
- Depois do procedimento ter sido efetuado, deverá ser voltada a parametrização da tela F099UVE para a parametrização original.
A partir da versão 5.8.6.49 e 5.7.8.26 do ERP foi realizado o tratamento conforme abaixo.
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Retorno de situação Aprovada para uma NFS-e Rejeitada ou com Erro na Geração
A partir de agora, o Gestão Empresarial ERP permite retornar, via ação SID ou web service de retorno com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos@ImportarRetornos, a situação 3 - Aprovada para uma NFS-e que está rejeitada (situação 4 - Rejeitada) ou com erro na geração (situação 10 - Erro Geração), quando o retorno for automático. Comportamento que já ocorre para os documentos de NF-e, CT-e e MDF-e.
Local: Recursos > Implementações > Web services
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