ERP – eDocs Envio e-Mail – Failure Sending mail / Unable to write data to the transport connection: An existing connection was forcibly closed by the remote host
Incidente
Na rotina de envio de e-mail dos documentos fiscais (NF-e, NFS-e, CT-e, entre outros), o status de envio de e-mail é exibido como erro e nos eventos é apresentado: Failure sending mail
No arquivo de log do eDocs (Sde.log, taqmbém acessível através da tela Configurações / Logs) é apresentada a mensagem:
Unable to write data to the transport connection: An existing connection was forcibly closed by the remote host. ---> System.Net.Sockets.SocketException: An existing connection was forcibly closed by the remote host
Importante:
- O envio do e-mail manualmente pelo botão Enviar e-mail ocorre normalmente;
- O teste de e-mail na tela Configurações / Empresas, aba Envio Eletrônico, é retornado a mensagem Erro ao realizar teste de conexão: Não é possível ler os dados da conexão de transporte: Foi forçado o cancelamento de uma conexão existente pelo host remoto.
Causa
A mensagem que ocorre no teste de conexão e que também irá ocorrer no envio do e-mail deixa claro que o teste de conexão ou o envio de e-mail não foi possível de ser realizado porque o eDocs não conseguiu se comunicar com o servidor de e-mails, pois a conexão estabelecida foi fechada. Esta é uma situação que ocorre quando o eDocs não consegue se conectar com o servidor de e-mail por problemas de infraestrutura interna (indisponibilidade do link de acesso à internet), ou porque o servidor de e-mails utilizado não está acessível (por qualquer motivo).
Solução
Para resolver a situação, execute os seguintes passos:
1. Verifique com o responsável pela infraestrutura de rede e com o responsável pelo servidor de e-mail utilizado para envio de e-mails os ajustes necessários na infraestrutura ou no servidor de e-mails para que a situação não ocorre;
2. Se necessário, juntamente com esses profissionais, revise as configurações de e-mail parametrizadas no eDocs. Para mais informações sobre o cadastro da conta de e-mail, consulte o artigo ERP – eDocs Envio E-mail – Como alterar configurações de envio de e-mails.
Importante
Esta situação não se trata de um problema da aplicação eDocs, mas sim de configurações de ambiente onde o eDocs está instalado.