9214 - Banco de Horas Semanal - Parametrizações
Problema: Teria como cadastrar no sistema horários de trabalho que façam compensações das horas semanalmente?
Exemplo: O horário será compensado dentro da semana, ou seja, se o colaborador trabalhar 02 horas a mais na segunda-feira, ele terá 02 horas a menos para trabalhar até sexta-feira, desde que cumpra sua jornada semanal.
Quando ocorre / onde se aplica:
Tabelas > Horários
Cálculos > Banco de Horas > Cadastro
Solução: A compensação de horas através do próprio horário de trabalho só poderá ser realizada no mesmo dia.
Por exemplo: Se utilizar horário do tipo Flexível e o colaborador iniciar 2 horas antes, poderá sair 2 horas antes do trabalho naquele dia que o sistema fará a compensação automaticamente. Caso contrário, será apurado extras.
Para utilizar essa compensação semanal de forma automática, será necessário utilizar a rotina de banco de horas.
O cadastro do banco de horas é realizado através do menu Tabelas > Banco de Horas > Cadastro.
Neste caso, poderá utilizar o fechamento de período semanal para que as compensações sejam realizadas semanalmente(essa parametrização encontra-se na aba: períodos).
Para que as informações sejam levadas para o banco de horas corretamente, será necessário cadastrar todas as abas do banco, informando as situações e os eventos. Caso contrário, no momento da integração mensal, os eventos não serão gerados. Menu: Cálculos > Integração > Calcular.
Através da guia Abrangência do cadastro do banco é possível informar quais empresas, filiais, sindicatos, etc que utilizarão esse banco de horas. Se não for informado nenhuma abrangência nesta tela, o sistema irá apurar horas de banco para todos os colaboradores de todas as empresas.
Observações:
Caso queira que as horas sejam apuradas em uma situação diferente de extras ou faltas, como por exemplo, Banco de horas Positivo ou Banco de Horas Negativo, será necessário cadastrar uma nova situação em Tabelas > Situações > Cadastro. Após isso, informar essas situações na definição de situação que pertence a esse sindicato ou a esta empresa, através do menu Cálculos > Apuração > Definições > Situações.
Em caso de dúvidas quanto a esta rotina, poderá acessar o Help do sistema ao pressionar F1 em cima do campo ou da tela desejada.
Exemplo: O horário será compensado dentro da semana, ou seja, se o colaborador trabalhar 02 horas a mais na segunda-feira, ele terá 02 horas a menos para trabalhar até sexta-feira, desde que cumpra sua jornada semanal.
Quando ocorre / onde se aplica:
Tabelas > Horários
Cálculos > Banco de Horas > Cadastro
Solução: A compensação de horas através do próprio horário de trabalho só poderá ser realizada no mesmo dia.
Por exemplo: Se utilizar horário do tipo Flexível e o colaborador iniciar 2 horas antes, poderá sair 2 horas antes do trabalho naquele dia que o sistema fará a compensação automaticamente. Caso contrário, será apurado extras.
Para utilizar essa compensação semanal de forma automática, será necessário utilizar a rotina de banco de horas.
O cadastro do banco de horas é realizado através do menu Tabelas > Banco de Horas > Cadastro.
Neste caso, poderá utilizar o fechamento de período semanal para que as compensações sejam realizadas semanalmente(essa parametrização encontra-se na aba: períodos).
Para que as informações sejam levadas para o banco de horas corretamente, será necessário cadastrar todas as abas do banco, informando as situações e os eventos. Caso contrário, no momento da integração mensal, os eventos não serão gerados. Menu: Cálculos > Integração > Calcular.
Através da guia Abrangência do cadastro do banco é possível informar quais empresas, filiais, sindicatos, etc que utilizarão esse banco de horas. Se não for informado nenhuma abrangência nesta tela, o sistema irá apurar horas de banco para todos os colaboradores de todas as empresas.
Observações:
Caso queira que as horas sejam apuradas em uma situação diferente de extras ou faltas, como por exemplo, Banco de horas Positivo ou Banco de Horas Negativo, será necessário cadastrar uma nova situação em Tabelas > Situações > Cadastro. Após isso, informar essas situações na definição de situação que pertence a esse sindicato ou a esta empresa, através do menu Cálculos > Apuração > Definições > Situações.
Em caso de dúvidas quanto a esta rotina, poderá acessar o Help do sistema ao pressionar F1 em cima do campo ou da tela desejada.