Ronda Senior - Controle de Acesso - Como bloquear o acesso de um colaborador afastado
Dúvida
Como configurar o sistema para que bloqueie o acesso de colaboradores que estão afastados da empresa por férias, licença maternidade, saúde, folga ou demais afastamentos, evitando passivos trabalhistas por estes colaboradores estarem dentro da empresa quando deveriam estar em repouso?
Solução
1. Requisitos
Antes de realizar o bloqueio, existem alguns requisitos de configuração do sistema a ser analisados:
1.1. Configurar o equipamento;
1.1.1. Para equipamentos Telemática:
1.1.1.1. O responsável pelo hardware deve ativar no aplicativo dos equipamentos a flag de verificar afastamentos;
1.1.2. Para equipamentos Digicon ou SDK Acesso:
1.1.2.1. No cadastro do equipamento, acesse Projeto Físico / Dispositivos / Cadastro;
1.1.2.2. Clique na leitora que do equipamento que realizará o controle;
1.1.2.3. Clique na aba Validações;
1.1.2.4. Garanta que a caixa de seleção Verificar afastamento esteja marcada, conforme exemplo abaixo;
1.1.2.5. Grave a alteração clicando no botão Alterar;
1.1.2.6. Clique no botão Enviar Atualizações que fica na parte inferior da tela;
1.2. Ativar a verificação de afastamento para todos os colaboradores que estarão sujeitos a este bloqueio:
1.2.1. Acesso o menu Pessoas / Colaboradores / Empregados ou Pessoas / Colaboradores / Terceiros, caso trate-se deste tipo de pessoa;
1.2.2 Encontre o funcionário para o qual deseja aplicar o bloqueio;
1.2.3 Clique na aba Acesso;
1.2.4 Garanta que a opção Verifica Afastamento está com o valor S, conforme o exemplo:
1.2.5 Altere esta configuração para todos os colaboradores afetados, caso um colaborador esteja com o valor N neste campo ele não será bloqueado;
1.3. Configure as situações para efetuar o bloqueio:
1.3.1 Acesse o menu Tabelas / Situações;
1.3.2 Acesse o cadastro da situação que deve bloquear o colaborador;
1.3.3 Altere o campo Bloquear Acesso para S, conforme o exemplo:
1.3.4 Realize a mesma configuração para todas as situações onde você deseja que o colaborador seja bloqueado;
1.4. Garanta que o sistema possui o processo automático de Históricos de Afastamentos cadastrado:
1.4.1 Acesse o menu Recursos / Processos Automáticos / On-line;
1.4.2 Realize o cadastro de um novo processo, indicando o Tipo de Processo como o 02 - Históricos de Afastamentos;
1.4.3 Configure a periodicidade do processo de acordo com a necessidade da empresa, como o processo é bastante rápido e não costuma consumir recursos, ele pode ser cadastrado para executar a cada 1 hora, conforme exemplo abaixo;
2. Bloqueio
2.1. Para clientes que possuem o Ronda Senior integrado com o Gestão de Pessoas Senior:
2.1.2 Realize os procedimentos legais nos respectivos módulos de Gestão de Pessoas, a partir do momento em que o colaborador estiver com a situação de bloqueio em seu cadastro, o Ronda Senior fará os bloqueios nos equipamentos configurados;
2.2. Para clientes que não possuem os módulos de Gestão de Pessoas da Senior:
2.2.1. Acesse o menu Pessoas / Colaboradores / Históricos / Afastamento;
2.2.2. Preencha o tipo e o código do colaborador;
2.2.3. No campo Data de Afastamento, insira a data e o horário em que o bloqueio deve iniciar;
2.2.4. No campo Situação, preencha o código da situação cadastrada no requisito 1.3.3 deste artigo, considerando a correta situação em que o colaborador se encontrará (Férias, auxílio doença, etc);
2.2.5. No campo Data Término, preencha a data em que a situação cessará. Se for um afastamento de férias, por exemplo, coloque a data final das férias do colaborador. Caso não haja uma data prevista (casos de auxílio doença, por exemplo), deixe este campo em branco, e preencha-o quando o colaborador informar sua data de retorno.
Seguindo os requisitos e configurações acima, as pessoas serão bloqueadas e automaticamente liberadas dos equipamentos assim que as datas/horas foram alcançadas.