ERP - NF-e/CT-e - Não é possível efetuar o cancelamento da NF-e/CT-e por ser superior a XX Horas (Cancelamento Extemporâneo)
Incidente
Ao tentar efetuar o cancelamento de um documento eletrônico, o sistema não permite a geração do arquivo XML e emite uma das seguintes mensagens:
- Não é possível efetuar o cancelamento da NF-e por ser superior a XX Horas. Este prazo de cancelamento é definido na tela "F070FVE - Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte" no campo "Prazo Canc. NF-e(horas)" na página "Documentos Eletrônicos 3";
- Não é possível efetuar o cancelamento do CT-e por ser superior a XX Horas. Este prazo de cancelamento é definido na tela "F070FVE - Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte" no campo "Prazo Cancelamento CT-e (horas)" na página "Transporte".
Causa
Este incidente ocorre, quando:
- O prazo de cancelamento definido na tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte é inferior ao tempo entre a data/hora atual e a data/hora de autorização do documento; ou
- O usuário não tem permissão para efetuar o cancelamento extemporâneo de um documento.
Solução
Para que você possa solicitar o cancelamento de um documento cujo prazo é maior que o definido no cadastro da Filial, execute um dos passos abaixo:
Importante
- Antes de realizar alguma operação, verifique com a área fiscal da sua empresa o processo exato que você precisa executar, conforme a operação anterior realizada;
- Para processos de CT-e a SEFAZ geralmente orienta a geração de um CT-e de anulação ou CT-e de substituição;
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Algumas SEFAZ não aceitam mais o cancelamento de NF-e fora do prazo. Caso a sua área fiscal indique a geração de uma NF-e de Estorno, você pode verificar o procedimento descrito nos artigos:
1. Altere o tempo em horas para cancelamento de um documento (caso ele esteja incorreto)
Execute esse processo caso você tenha verificado que a SEFAZ que autorizou o documento eletrônico possui um prazo diferente do cadastrado na Filial e retornado na mensagem de validação.
1.1. Acesse a tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte e selecione a filial que você deseja alterar;
1.1.1. Para NF-e, acesse a aba Documentos Eletrônicos 3;
1.1.1.1. Defina a quantidade de horas corretas para prazo de cancelamento no campo 'Prazo Canc. Nf-e (horas)' e clique no botão Alterar;
1.1.2. Para CT-e, acesse a aba Transporte;
1.1.2.1. Defina a quantidade de horas corretas para prazo de cancelamento no campo 'Prazo Cancelamento CT-e (horas)' e clique no botão Alterar;
1.2. Acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e solicite o cancelamento do documento novamente;
2. Solicite o cancelamento extemporâneo, gerando arquivo XML para ser enviado para a SEFAZ
Execute esse procedimento caso você tenha verificado junto com a SEFAZ o cancelamento extemporâneo do documento, gerando um arquivo XML para a SEFAZ:
Importante
- Para executar esse procedimento, você deve ter alinhado antecipadamente com a SEFAZ a liberação para o cancelamento extemporâneo.
- O procedimento descrito abaixo aplica-se apenas Notas Fiscais de Saída e não aplica-se a Notas Fiscais de Entrada do tipo 3, 6, 7 e 10.
2.1. Acesse o cadastro do usuário para Vendas a partir da tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas e Faturamento;
2.1.1. Informe 'S-Sim' para o parâmetro 'Cancelar NF-e exp' para o cadastro do usuário que irá solicitar o cancelamento extemporâneo;
2.2. Acesse a F140CAN - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal com o usuário que teve a parametrização na tela de parâmetros por usuário alterada e clique no botão 'Seleção' para que a tela adicional F140SEC seja mostrada. Nesta tela, você poderá escolher três opções para o campo 'Modo de Cancelamento NF-e/NFS-e':
2.2.1. Opção: 'Não permitir NF-e com prazo expirado': Neste caso o sistema não permitirá o cancelamento de NF-e com prazo de cancelamento já expirado.
2.2.2. Opção: 'Permitir NF-e com prazo expirado ou NFS-e sem gerar o arquivo XML': Neste caso o sistem irá cancelar a NF-e sem gerar um arquivo XML e sem aguardar um retorno da confirmação do cancelamento do eDocs, ou seja, o sistema alterará o status da NF-e para 3-Cancelada (E140NFV.SitNfv) e o status eletrônico para 9-cancelada (E140IDE.SitDoe).
2.2.3. Opção: 'Permitir NF-e com prazo expirado e gerar o arquivo XML': Neste caso o sistema irá solicitar o cancelamento da NF-e e gerará o arquivo XML, ou seja, será efetuado o processo normal de cancelamento, como se fosse uma NF-e a ser cancelada dentro do prazo normal. Essa é a opção que você deve escolher.
3. Após escolher a opção na tela F140SEC e clicar em OK, na tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal selecione a NF-e que deseja-se cancelar fora do prazo e efetue o procedimento normalmente.
3.1. Ao clicar em Processar na tela de emissão ou cancelamento para que seja solicitado o cancelamento da NF-e será exibida uma mensagem solicitando confirmação se deseja realmente solicitar o cancelamento da NF-e fora do prazo. Se este for o desejo do usuário, clique em confirmar a operação.
3. Solicite o cancelamento extemporâneo, sem gerar arquivo XML para ser enviado para a SEFAZ (cancelamento executado anteriormente direto com a SEFAZ)
Execute esse procedimento caso você tenha verificado junto com a SEFAZ o cancelamento extemporâneo do documento, sem gerar um arquivo XML para a SEFAZ (cancelamento executado anteriormente direto com a SEFAZ):
Importante
- Para executar esse procedimento, você deve ter alinhado antecipadamente com a SEFAZ a liberação para o cancelamento extemporâneo.
- O procedimento descrito abaixo aplica-se apenas Notas Fiscais de Saída e não aplica-se a Notas Fiscais de Entrada do tipo 3, 6, 7 e 10.
2.1. Acesse o cadastro do usuário para Vendas a partir da tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas e Faturamento;
2.1.1. Informe 'S-Sim' para o parâmetro 'Cancelar NF-e exp' para o cadastro do usuário que irá solicitar o cancelamento extemporâneo;
2.2. Acesse a F140CAN - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal com o usuário que teve a parametrização na tela de parâmetros por usuário alterada e clique no botão 'Seleção' para que a tela adicional F140SEC seja mostrada. Nesta tela, você poderá escolher três opções para o campo 'Modo de Cancelamento NF-e/NFS-e':
2.2.1. Opção: 'Não permitir NF-e com prazo expirado': Neste caso o sistema não permitirá o cancelamento de NF-e com prazo de cancelamento já expirado.
2.2.2. Opção: 'Permitir NF-e com prazo expirado ou NFS-e sem gerar o arquivo XML': Neste caso o sistem irá cancelar a NF-e sem gerar um arquivo XML e sem aguardar um retorno da confirmação do cancelamento do eDocs, ou seja, o sistema alterará o status da NF-e para 3-Cancelada (E140NFV.SitNfv) e o status eletrônico para 9-cancelada (E140IDE.SitDoe). Essa é a opção que você deve escolher.
2.2.3. Opção: 'Permitir NF-e com prazo expirado e gerar o arquivo XML': Neste caso o sistema irá solicitar o cancelamento da NF-e e gerará o arquivo XML, ou seja, será efetuado o processo normal de cancelamento, como se fosse uma NF-e a ser cancelada dentro do prazo normal.
3. Após escolher a opção na tela F140SEC e clicar em OK, na tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal selecione a NF-e que deseja-se cancelar fora do prazo e efetue o procedimento normalmente.
3.1. Ao clicar em Processar na tela de emissão ou cancelamento para que seja solicitado o cancelamento da NF-e será exibida uma mensagem solicitando confirmação se deseja realmente solicitar o cancelamento da NF-e fora do prazo. Se este for o desejo do usuário, clique em confirmar a operação.
4. Acesse o Monitor do eDocs;
4.1. Acesse o registro documento eletrônico que já foi cancelado na SEFAZ e acione o botão Consultar, para que o eDocs busque o status atualizado do documento na SEFAZ.