Ronda XT – Controle de Acesso – Como funciona o bloqueio automático após o desbloqueio manual por falta
Dúvida
Como o sistema realiza o bloqueio automático por falta, após o colaborador ter sido desbloqueado manualmente, no módulo Controle de Acesso?
Solução
Para evitar o novo bloqueio após o desbloqueio manual, recomenda-se:
1. Após realizar o desbloqueio manual, oriente o colaborador a efetuar um novo registro de acesso físico antes do horário programado para execução da rotina de bloqueio automático;
2. Verifique o intervalo e horário de execução configurados para o processo automático de bloqueio (tipo de processo 18), garantindo que estejam adequados à operação da empresa.
Observação
O sistema possui uma rotina automática de bloqueio por falta, configurada conforme as Definições Gerais de Acesso. Essa rotina é executada de forma agendada, normalmente uma vez ao dia e tem como objetivo identificar pessoas que não registraram acessos físicos dentro do período parametrizado, aplicando o bloqueio de forma automática.
Mesmo após o desbloqueio manual do colaborador, o sistema mantém a execução normal dessa rotina. Assim, se o colaborador não registrar um novo acesso antes da próxima execução do processo automático, o sistema entende que a ausência ainda é válida e efetua novamente o bloqueio, conforme as regras definidas.
Esse comportamento é correto e esperado, pois a rotina de desbloqueio tem caráter pontual e corretivo, não interferindo na lógica de execução do bloqueio automático.