Ronda Senior – CSM Center – Alto volume de marcações pendentes para reprocessamento
Incidente
No módulo Ronda Senior, ao realizar a verficação da CSM Center, é apresentado que há muitas marcações pendentes para serem processadas.

Causa
Este incidente ocorre, pois os Dispositivo enviaram todas as marcações em sua mémoria, gerando assim, uma alto volume para reprocessamento.
Solução
Para agilizar o processamento dessas marcações, existem duas alternativas:
1. Atualização da tabela R070CMA:
As marcações ainda não processadas ficam armazenadas na tabela R070CMA. Após o processamento, o CSM Center insere os registros correspondentes em R070ACC (marcações válidas) ou em R070DAM (marcações rejeitadas).
Para evitar reprocessar marcações antigas (por exemplo, do ano de 2023), é possível executar um UPDATE nessa tabela, ajustando o campo DIRACC para 2 ou 3 nesses registros. Dessa forma, o CSM Center interpretará que essas marcações já foram tratadas, focando apenas nas marcações mais recentes e acelerando o fluxo.
2. Criação de índice na tabela R070CMA:
Outra alternativa é criar um índice nessa tabela. Isso pode otimizar tanto a coleta quanto o processamento realizado pelo CSM Center, reduzindo o tempo de tratamento dos registros. Esse procedimento está documentado no artigo técnico da Senior sobre boas práticas de performance: “8675 - Lentidão na coleta de marcações”.
Observação:
Para agilizar ainda mais o reprocessamento, pode-se reduzir o intervalo de coleta de marcações:
1. Acesse o CSM Center pelo endereço: http://localhost:8585/csm-center-config/;
2. Vá até a guia Propriedades;
3. Localize a opção Intervalo de tratamento de acesso;
4. Altere o valor de 60 segundos para 5 segundos;
5. Reinicie o serviço do CSM Center para que a alteração tenha efeito.