Ronda Senior – Integração de Hardware – Porque as marcações de REP são feitos com 8 na frente do documento
Dúvida
Por que os relógios registram as marcações com número 8 na frente do documento, no modulo Ronda Senior e Ronda Senior X ?
Solução
Com a descontinuação da Portaria 1510 e a entrada em vigor da Portaria 671, houve a alteração do documento utilizado para o registro de marcações de ponto. Anteriormente era utilizado o PIS; agora, passou a ser obrigatório o uso do CPF.
Dessa forma, os cadastros dos colaboradores passaram a ser realizados apenas com o CPF, sem a inclusão do PIS. No entanto, para que esses colaboradores ainda possam registrar marcações em relógios que operam sob a Portaria 1510, é gerado um “FakePis”, conforme previsto na Portaria 671 e publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com o Art. 96 do referido diário: “Empregados que não possuem PIS e o REP faz validação do PIS: colocar ‘8’ na primeira posição, os dez primeiros dígitos do CPF nas posições seguintes e, na última posição, o dígito verificador do PIS considerando os dez primeiros dígitos do CPF.”
Nesse formato, o identificador resultante terá 12 caracteres.
Com base nesse artigo, o sistema realiza o cálculo de forma automática e envia tanto o “FakePis” quanto o CPF para os equipamentos. Assim, mesmo os relógios baseados na Portaria 1510 continuam permitindo que os colaboradores registrem corretamente suas marcações de ponto.