Ronda XT - Marcações de Ponto - Inconsistência na Transmissão de Eventos de Ponto: Substituição de CPF por PIS
Incidente
No módulo Ronda XT, há uma divergência relacionada a uma colaboradora, onde o número do CPF é substituído pelo PIS no momento da transmissão, integração dos eventos de ponto. Inconsistência na Transmissão de Eventos de Ponto: Substituição de CPF por PIS.
Causa
Este incidente ocorre, pois há uma inconsistência relacionada a pessoa, onde o número do CPF é substituído pelo PIS, no momento da transmissão dos eventos de ponto. Essa inconsistência está faz com que tais eventos sejam classificados como marcações desconsideradas no sistema Senior, devido à divergência de identificação.
Solução
Para que esta situação de Inconsistência na Transmissão de Eventos de Ponto: Substituição de CPF por PIS não seja apresentada, realize os passos a seguir:
1. Verifique o cadastro da colaboradora, confirmando o PIS e o CPF corretos;
2. Analise o cadastro do dispositivo de ponto;
3. Analise os logs da fabricante, verificando o envio do evento com o NSR (Número de Série do Registro);
4. Veja os logs de recepção do evento no sistema Senior;
5. Execute o comando REP Online, forçando uma pendência, para verificar se o sistema Senior está enviando corretamente os dados da pessoa, tanto o PIS quanto o CPF, conforme esperado;
6. Verifique a versão do driver da fabricante em uso.
Importante
Em cenários como este, sugerimos que entre em contato com o suporte da fabricante, solicitando apoio e incluindo os seguintes pontos de atenção:
Verificação do tratamento de dados (Protocolo SDK) pelo driver, especialmente em relação ao envio de CPF no lugar do PIS;
Confirmação da compatibilidade do dispositivo com a Portaria 671, visto que o driver em uso está configurado com o protocolo SDK VIII (8);
Avaliação se o driver está realizando corretamente a conversão de dados da Portaria 1510 para a 671, caso necessário;
Atualização do driver para a versão mais recente, mesmo que a versão atual esteja homologada, a fim de evitar problemas ou correções em atualizações posteriores.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.