Konviva | Público-alvo
Na Konviva você pode combinar cargos, unidades e/ou usuários para criar diversos grupos e ofertar conteúdo segmentado de acordo com os critérios de cada grupo criado, que é o que chamamos de público-alvo.
O objetivo do público-alvo dentro da Konviva é agrupar as pessoas e direcionar a visualização de algumas ferramentas dentro do sistema para estes agrupamentos.
Ao criar um público-alvo, você poderá ofertar cursos, trilhas, pílulas, destaques, catálogos, bibliotecas e outras funcionalidades para um ou mais públicos-alvo que foram previamente criados na plataforma.
Para isso, é importante conhecer bem a estrutura de unidade e todos os dados que serão utilizados no cadastro do usuário. Assim, você garante a qualidade das interações que eles terão com os conteúdos ofertados.
Para adicionar um novo público-alvo você deve seguir os seguintes passos:
1) Acesse o menu Administração > Público-alvo;
2) Clique no botão "Adicionar público-alvo";
2) Clique no botão "Adicionar público-alvo";
3) Cadastre o nome do Público-Alvo (este campo é de preenchimento obrigatório);
4) Cadastre a descrição deste público alvo - somente administradores terão acesso a essa informação;
5) Selecione o público que será composto.
4) Cadastre a descrição deste público alvo - somente administradores terão acesso a essa informação;
5) Selecione o público que será composto.
No Passo 5, o público-alvo pode ser composto em uma combinação de cargo, setor, cargo da função, setor da função, unidade, usuário, atributo(s) do usuário, atributo(s) da unidade e perfil.
- Em Cargo, você pode selecionar um ou mais cargos previamente cadastrados (EX.: gerente);
- Em Setor, pode selecionar um ou mais setores também previamente cadastrados (Ex.: administrativo);
- Em Função, pode selecionar uma ou mais funções. ATENÇÃO: FUNÇÃO é um cadastro diferente de CARGO. Se você associou apenas o CARGO aos usuários, desconsidere Função;
- Em Cargo da Função, pode associar um ou mais cargos da função configurados no cadastro do usuário. Se você está utilizando a nomenclatura CARGO, desconsidere Cargo da Função;
- Em Setor da Função, pode associar um ou mais setores da função configurados no cadastro do usuário. Se você está utilizando apenas UM SETOR para cada usuário, desconsidere Setor da Função;
- Em Unidade, pode selecionar uma ou mais unidades que fará(ão) part do seu público;
- Em Usuário, pode selecionar um ou mais usuários da base de dados;
- Em Atributo de Unidade, irão aparecer os campos extras de unidade que foram previamente definidos antes da implantação e criados pela equipe técnica da plataforma. Seguindo com o exemplo da rede de varejo, digamos que um dos campos criados junto à unidade seja “Tipo”, que pode ser preenchido com as opções “loja de shopping” e “loja de rua”. Nesse caso, você poderá criar um público-alvo selecionando, por exemplo, CARGO de vendedor, mas que trabalhem somente em lojas de shopping, e outro, apenas com vendedores de loja de rua, pois existe a necessidade de oferecer treinamentos ou informações diferentes para esses dois segmentos de vendedores;
- Em Atributo do Usuário, ainda pode criar público-alvo baseado na seleção e/ou combinação de um ou mais campos do cadastro do usuário. Por padrão, o sistema traz apenas a opção de agrupar usuários pela data de admissão, data de nascimento e gênero;
- Em Perfil, você pode criar um grupo pelos perfis que gostaria que fizessem parte.
Em todas as opções mencionadas, ao selecionar o critério desejado, o sistema exibe automaticamente uma nova janela com as opções disponível.
Basta selecionar as opções desejadas na coluna .
Após a seleção, é necessário clicar em "salvar" para garantir que a alteração seja realizada.
Como exemplo, vamos criar um público-alvo com base nos cargos:
A Konviva também permite tratar as exceções, por exemplo: você quer agrupar todas as pessoas de um cargo específico, mas existe uma ou mais pessoas que você deseja que façam parte deste público-alvo, mesmo que elas não sejam do cargo em questão, basta selecionar outro tipo de público, como no exemplo abaixo onde foi selecionado Usuário, Cargo e Unidade.
Para fazer a combinação de critérios, você deve selecionar ao menos 2 opções de público, como na imagem apresentada acima para que apareça a opção *Configuração Avançada". Observe que, nas configurações avançadas, há duas opções disponíveis: E & OU.
- Operação E: Ao selecionar a opção E, você define que essa combinação restringe seu público a apenas a aqueles usuários que atendam aos critérios selecionados, ou seja, que atuem como gerentes, sejam do setor administrativos e que estejam alocados apenas nas unidades, que podem ser lojas A ou B.
- Operação OU: E se optar por usar OU, qualquer colaborador que atenda a pelo menos UM dos critérios fará parte do seu público. Nesse caso, poderia ser um Gerente da loja C, por exemplo.
Resumindo: E restringe e OU amplia a possibilidade de usuários fazerem parte do público-alvo criado.
Atenção! Quando se cria um público-alvo composto por unidades e cargos, a combinação é restritiva, o público será composto apenas por usuários de uma das unidades e um dos cargos selecionados para atender ambos requisitos.
Após realizadas todas as configurações, clique em Salvar.
O público-alvo criado aparecerá nesta tela, junto com a data e hora de atualização do seu respectivo processamento:
Antes de criar um novo público, lembre-se de verificar se o que você deseja criar ainda não foi cadastrado.
Na listagem de públicos-alvo criados, você pode clicar no ícone de usuários
e conferir as pessoas que fazem parte de cada grupo.
Verifique também se o público-alvo que deseja editar está associado a algum recurso de aprendizagem do sistema, como uma trilha, um curso ou biblioteca, por exemplo, pelo botão
.
É importante lembrar que, quando você edita um público-alvo, dinamicamente as pessoas que forem incluídas ou excluídas por meio dessa edição, passarão a ver ou deixar de ter acesso a esses recursos aos quais este público está associado. Portanto, fique atento a essa regra!