Konviva | Trilhas
Tendo como principal objetivo oferecer uma experiência dinâmica de aprendizagem. Nelas, o administrador pode criar e gerenciar uma sequência de cursos e/ou recursos que devem ser realizados pelos alunos, sendo possível adicionar ou remover conteúdos a qualquer momento, conforme a necessidade.
Nesse contexto, caso um aluno já tenha concluído todos os conteúdos de uma trilha e, posteriormente, um novo curso ou recurso seja adicionado, esse novo item ficará automaticamente disponível para realização. Como consequência, o percentual de andamento da trilha será recalculado, podendo ser reduzido. Essa alteração também pode impactar diretamente a conclusão da trilha, inclusive ocasionando a perda do certificado previamente emitido, até que o novo conteúdo seja concluído.
Criando uma nova Trilha
1º Passo - Informar dos dados da Trilha
- Nome da trilha: nome para identificar a trilha (Ex: Trilha para RH, Trilha para Administração, Trilha para Expedição...). Aparecerá no carrossel para o aluno.
- Código: deve ser inserido um código da trilha.
- Palavra-chave: devem ser inseridas palavras-chave para poder identificar os elementos presentes na trilha.
- Descrição: deve ser inserida a descrição da trilha.
- Imagem da trilha: deve ser inserida uma imagem que será exibida no catálogo ou home do sistema. Essa imagem deve ter pelo menos 410px por 230px e ser no formato JPG ou PNG.
- Imagem da trilha - banner: deve ser inserida uma imagem do tipo banner, que será exibida quando a trilha for acessada pelo aluno. O banner deve ter 1920x360px de tamanho nos formatos JPG ou PNG.
- Status: deverá informar se a trilha ficará Ativa ou Inativa.
- Certificado: caso a trilha possua uma certificação, você deverá selecionar o certificado previamente cadastrado no sistema.
- Aproveitamento requerido (%): deverá ser informado o aproveitamento em % para que o aluno seja certificado na trilha.
- Sequenciamento/obrigatoriedade: define como será aplicado a restrição de sequenciamento e obrigatoriedade. Por Aprovação, é aplicada com base na aprovação dos cursos contidos na trilha. Por Realização (conclusão) é aplicada com base na conclusão dos cursos ou 100% de andamento na trilha.
- Público-alvo: ao selecionar um público-alvo, irá exibir a trilha configurada apenas para o público selecionados.
- Administração unidades: o administrador poderá definir quais unidades os administradores de unidade poderão ofertar essa trilha para seus usuários.
Após inserir todos os dados você deve prosseguir clicando no botão "Salvar" e logo em seguida no botão "Avançar".
2º Passo - Criar etapas da trilha
Neste segundo passo, você poderá criar etapas na sua trilha, organizando-as por assuntos por exemplo.
Uma etapa poderá ser configurada como pré-requisito de outra. Desta forma, para que aluno acesse a etapa seguinte, deverá ser aprovado em todos os cursos obrigatórios da etapa anterior. Caso não haja pré-requisitos entre etapas, o aluno poderá navegar livremente entre elas, respeitando unicamente os pré-requisitos entre cursos configurados dentro de cada etapa da trilha.
Para configurar pré-requisito entre as etapas, clique no ícone , e fará com seja aberta a seguinte tela:
Selecione a etapa que deve ser pré-requisito e passe com seta para o lado direito, quando finalizar, clique em "Associar".
Você pode também configurar a ordem em que as etapas serão mostradas na trilha para aluno.
O administrador poderá definir as etapas da trilha. Para isso é necessário cadastrar a etapa clicando no botão "Cadastrar" e informando nome e descrição se desejar:
Com suas etapas criadas, você deve prosseguir clicando no botão "Salvar" e logo em seguida no botão "Avançar".
3º Passo - Associar recursos de aprendizagem as etapa:
- Configurar a Obrigatoriedade: os recursos marcados como obrigatórios limitam a passagem do usuário para próxima etapa. Ex.: Só posso realizar a etapa 2 após realizar todos os recursos obrigatórios da etapa 1.
- Definir a sequência: os valores relativos a sequência permitem ordenar a execução dentro da etapa. Quando a sequência dos recursos for a mesma significa que eles podem ser acessados no mesmo momento Ex.: Os marcados com sequência 1 podem ser executados em qualquer ordem, porém os recursos com sequência 2 só poderão ser realizados após todos os recursos 1 executados. que este recurso deverá ser acessado na trilha (pré-requisito).
- Definir o peso do recurso na trilha: influencia no cálculo do aproveitamento da trilha.
- Definir o prazo de carência: período em que o recurso de aprendizagem não entra no cálculo de aproveitamento da trilha. Utilizada em especial para atualização de trilhas, para que alunos já certificados não diminuam ou percam a certificação, até vencer o período de carência.
- Ações: é possível mover um determinado recurso para outra etapa.
- Trilha possui certificação: se esta opção for selecionada, a trilha será de certificação e aparecerá no Relatório de Certificação de Trilhas. Ao selecionar esta flag, automaticamente a opção “Permitir participação” é selecionada, desta forma, se a trilha de certificação for associada ao catálogo e não pertencer ao público-alvo do colaborador, ele poderá pedir para participar da trilha de certificação. Caso o colaborador já pertença ao público-alvo da trilha, a participação dele na trilha é automática e ele não precisa clicar em “Participar”. O aluno recebe mensagem automática de “Nova Trilha” quando uma nova trilha é associada ao público-alvo e ele está nesse grupo ou quando ele é associado diretamente na trilha. Também é possível habilitar mensagem automática de “Atualização da trilha” quando a trilha que o colaborador faz parte for atualizada.
- Permitir participação: se esta opção for selecionada habilitará o botão “Participar da trilha” na visão do aluno e permitirá que ele solicite a sua participar da trilha. Esta configuração é importante quando a trilha não é de certificação e a mesma é ofertada no Catálogo para os alunos que não são do público-alvo da trilha. No geral, essa configuração é utilizada quando a trilha não destina-se a um público (colaboradores ou cargo) específico e o modelo é a oferta de todas as trilhas no catálogo e aluno seleciona aquelas que deseja realizar. Quando a trilha é somente de participação, ela não é registrada no relatório de certificação, mas integra o relatório de acompanhamento de trilhas.
- Prova de Novidade: permite associar um curso do tipo Prova à trilha. O aluno poderá realizar a prova para renovar a sua certificação ao invés de refazer todos os recursos de aprendizagem da trilha. Para esta configuração aparecer na nessa tela é preciso habilitá-la em “Utilizar Prova de Novidade” no menu Configurações > Configurador Geral > Trilhas. quando o administrador clicar na tela acima mostrada em "trilha possui certificação, se a prova de novidade estiver habilitada, aparecerá podendo ser selecionada ou não.
Publicar no catálogo: aluno clica no botão “Participar” da trilha, mesmo que não estejam diretamente relacionadas ao público-alvo.
Veja os casos abaixo, sendo X o curso que possui equivalência:
Por exemplo, aluno está aprovado no curso X, mas ainda não está aprovado nos cursos A e B, ele deverá ser ser aprovado nestes cursos, para obter a certificação nas trilhas onde A e B estiverem publicados.
- Pelos cursos aprovados da trilha: o aproveitamento da trilha é calculado pelo somatório dos pesos dos cursos aprovados da trilha dividido pelo somatório dos pesos nos cursos da trilha (somatório_pesos_cursos_aprov_trilha / somatório_pesos_cursos_trilha).
- Pela Prova de Novidades: caso a trilha possui uma Prova de Novidades e o aluno for aprovado nesta prova, o aproveitamento da trilha será de 100%. Caso o aluno for reprovado na Prova de Novidades, o aproveitamento da trilha será calculado da mesma forma do item 1.
- Pela pontuação no módulo de Colaboração: o aluno que atingir a pontuação configurada no Módulo de Colaboração e estiver com a trilha válida terá sua trilha revalidada por mais 12 meses e o aproveitamento da trilha será de 100%.O andamento na trilha é calculado pelo número de cursos concluídos da trilha (aprovados e reprovados) dividido pelo total de cursos da trilha (quantidade_cursos_concluídos / quantidade_cursos_trilha).