Konviva | Trilhas
Criando uma nova Trilha
1º Passo - Informar dos dados da Trilha
- Nome da trilha: nome para identificar a trilha (Ex: Trilha para RH, Trilha para Administração, Trilha para Expedição...). Aparecerá no carrossel para o aluno.
- Código: deve ser inserido um código da trilha.
- Palavra-chave: devem ser inseridas palavras-chave para poder identificar os elementos presentes na trilha.
- Descrição: deve ser inserida a descrição da trilha.
- Imagem da trilha: deve ser inserida uma imagem que será exibida no catálogo ou home do sistema. Essa imagem deve ter pelo menos 410px por 230px e ser no formato JPG ou PNG.
- Imagem da trilha - banner: deve ser inserida uma imagem do tipo banner, que será exibida quando a trilha for acessada pelo aluno. O banner deve ter 1920x360px de tamanho nos formatos JPG ou PNG.
- Status: deverá informar se a trilha ficará Ativa ou Inativa.
- Certificado: caso a trilha possua uma certificação, você deverá selecionar o certificado previamente cadastrado no sistema.
- Aproveitamento requerido (%): deverá ser informado o aproveitamento em % para que o aluno seja certificado na trilha.
- Sequenciamento/obrigatoriedade: define como será aplicado a restrição de sequenciamento e obrigatoriedade. Por Aprovação, é aplicada com base na aprovação dos cursos contidos na trilha. Por Realização (conclusão) é aplicada com base na conclusão dos cursos ou 100% de andamento na trilha.
- Público-alvo: ao selecionar um público-alvo, irá exibir a trilha configurada apenas para o público selecionados.
- Administração unidades: o administrador poderá definir quais unidades os administradores de unidade poderão ofertar essa trilha para seus usuários.
Após inserir todos os dados você deve prosseguir clicando no botão "Salvar" e logo em seguida no botão "Avançar".
2º Passo - Criar etapas da trilha
Neste segundo passo, você poderá criar etapas na sua trilha, organizando-as por assuntos por exemplo.
Uma etapa poderá ser configurada como pré-requisito de outra. Desta forma, para que aluno acesse a etapa seguinte, deverá ser aprovado em todos os cursos obrigatórios da etapa anterior. Caso não haja pré-requisitos entre etapas, o aluno poderá navegar livremente entre elas, respeitando unicamente os pré-requisitos entre cursos configurados dentro de cada etapa da trilha.
Para configurar pré-requisito entre as etapas, clique no ícone , e fará com seja aberta a seguinte tela:
Selecione a etapa que deve ser pré-requisito e passe com seta para o lado direito, quando finalizar, clique em "Associar".
Você pode também configurar a ordem em que as etapas serão mostradas na trilha para aluno.
O administrador poderá definir as etapas da trilha. Para isso é necessário cadastrar a etapa clicando no botão "Cadastrar" e informando nome e descrição se desejar:
Com suas etapas criadas, você deve prosseguir clicando no botão "Salvar" e logo em seguida no botão "Avançar".
3º Passo - Associar recursos de aprendizagem as etapa:
- Configurar a Obrigatoriedade: os recursos marcados como obrigatórios limitam a passagem do usuário para próxima etapa. Ex.: Só posso realizar a etapa 2 após realizar todos os recursos obrigatórios da etapa 1.
- Definir a sequência: os valores relativos a sequência permitem ordenar a execução dentro da etapa. Quando a sequência dos recursos for a mesma significa que eles podem ser acessados no mesmo momento Ex.: Os marcados com sequência 1 podem ser executados em qualquer ordem, porém os recursos com sequência 2 só poderão ser realizados após todos os recursos 1 executados. que este recurso deverá ser acessado na trilha (pré-requisito).
- Definir o peso do recurso na trilha: influencia no cálculo do aproveitamento da trilha.
- Definir o prazo de carência: período em que o recurso de aprendizagem não entra no cálculo de aproveitamento da trilha. Utilizada em especial para atualização de trilhas, para que alunos já certificados não diminuam ou percam a certificação, até vencer o período de carência.
- Ações: é possível mover um determinado recurso para outra etapa.
- Trilha possui certificação: se esta opção for selecionada, a trilha será de certificação e aparecerá no Relatório de Certificação de Trilhas. Ao selecionar esta flag, automaticamente a opção “Permitir participação” é selecionada, desta forma, se a trilha de certificação for associada ao catálogo e não pertencer ao público-alvo do colaborador, ele poderá pedir para participar da trilha de certificação. Caso o colaborador já pertença ao público-alvo da trilha, a participação dele na trilha é automática e ele não precisa clicar em “Participar”. O aluno recebe mensagem automática de “Nova Trilha” quando uma nova trilha é associada ao público-alvo e ele está nesse grupo ou quando ele é associado diretamente na trilha. Também é possível habilitar mensagem automática de “Atualização da trilha” quando a trilha que o colaborador faz parte for atualizada.
- Permitir participação: se esta opção for selecionada habilitará o botão “Participar da trilha” na visão do aluno e permitirá que ele solicite a sua participar da trilha. Esta configuração é importante quando a trilha não é de certificação e a mesma é ofertada no Catálogo para os alunos que não são do público-alvo da trilha. No geral, essa configuração é utilizada quando a trilha não destina-se a um público (colaboradores ou cargo) específico e o modelo é a oferta de todas as trilhas no catálogo e aluno seleciona aquelas que deseja realizar. Quando a trilha é somente de participação, ela não é registrada no relatório de certificação, mas integra o relatório de acompanhamento de trilhas.
- Prova de Novidade: permite associar um curso do tipo Prova à trilha. O aluno poderá realizar a prova para renovar a sua certificação ao invés de refazer todos os recursos de aprendizagem da trilha. Para esta configuração aparecer na nessa tela é preciso habilitá-la em “Utilizar Prova de Novidade” no menu Configurações > Configurador Geral > Trilhas. quando o administrador clicar na tela acima mostrada em "trilha possui certificação, se a prova de novidade estiver habilitada, aparecerá podendo ser selecionada ou não.
Publicar no catálogo: aluno clica no botão “Participar” da trilha, mesmo que não estejam diretamente relacionadas ao público-alvo.
Veja os casos abaixo, sendo X o curso que possui equivalência:
Por exemplo, aluno está aprovado no curso X, mas ainda não está aprovado nos cursos A e B, ele deverá ser ser aprovado nestes cursos, para obter a certificação nas trilhas onde A e B estiverem publicados.
- Pelos cursos aprovados da trilha: o aproveitamento da trilha é calculado pelo somatório dos pesos dos cursos aprovados da trilha dividido pelo somatório dos pesos nos cursos da trilha (somatório_pesos_cursos_aprov_trilha / somatório_pesos_cursos_trilha).
- Pela Prova de Novidades: caso a trilha possus uma Prova de Novidades e o aluno for aprovado nesta prova, o aproveitamento da trilha será de 100%. Caso o aluno for reprovado na Prova de Novidades, o aproveitamento da trilha será calculado da mesma forma do item 1.
- Pela pontuação no módulo de Colaboração: o aluno que atingir a pontuação configurada no Módulo de Colaboração e estiver com a trilha válida terá sua trilha revalidada por mais 12 meses e o aproveitamento da trilha será de 100%.O andamento na trilha é calculado pelo número de cursos concluídos da trilha (aprovados e reprovados) dividido pelo total de cursos da trilha (quantidade_cursos_concluídos / quantidade_cursos_trilha).