Konviva | Autocadastro de usuários
O autocadastro de usuários é uma das possibilidades que existe de se cadastrar dados de usuários na plataforma, onde quem será o responsável por esse procedimento é o próprio usuário.
Esse tipo de cadastro é utilizado por clientes que possuam o modelo E-commerce (venda de cursos), e muitas vezes, também utilizado por clientes que possuam público externo e não tenham acesso aos dados desses usuários.
IMPORTANTE: nessa modalidade de cadastro, qualquer pessoa que possua a URL do ambiente conseguirá acessá-lo e nele se cadastrar, portanto, clientes que não queiram ter esse tipo situação é importante analisar a estratégia antes de optar pelo autocadastro. Não existe nenhum tipo de validação que pode ser feita pelo administrador para a aceitação ou não desse cadastro, é um processo automático.
Configurações importantes de serem realizadas na plataforma para que autocadastro possa ser feito:
1) Primeiramente, o administrador precisa pensar em como ficará a organização desses usuários que se cadastrarão, ou seja, como estará a estrutura de unidades? Na Konviva é possível cadastrar mais de uma unidade e o usuário escolher em qual unidade ele será cadastrado, porém, existe a possibilidade dele se cadastrar em uma unidade incorreta. Devido a isso, sugerimos que a estrutura seja a mais simples possível, criando uma unidade única para que esse usuário tenha apenas uma opção de escolha, conforme o exemplo a seguir:

Caso o administrador opte por deixar que o usuário escolha a unidade, deixando mais uma aberta para escolha, elas aparecerão nessa mesma lista da imagem acima. Para isso, basta que o administrador acesse o menu ADMINISTRAÇÃO > UNIDADES, clique em editar
na unidade a qual queira habilitar o autocadastro e procurar pela configuração "Permitir autocadastro":

2) Segundo passo é ter configurado um tipo de portal que aceite o autocadastro, onde no caso temos 3 possibilidade de layout: Portal de cursos (o único que pode ser utilizado para ambientes E-commerce), Portal Página Única e Portal Externo 2. Para realizar essa configuração, acesse menu CONFIGURAÇÕES > LAYOUT > INTERFACE PORTAL EXTERNO. O campo "tipo de portal" será sempre "Portal Externo", e o layout será um dos já mencionados anteriormente.
3) O terceiro, e último passo, é feito nessa mesma tela onde é configurado o layout do portal. Rolando a barra de rolagem um pouco mais abaixo, você verá os "Campos adicionais", onde terá a possibilidade de configurar quais campos quer que o usuário preencha, podendo configurar inclusive, se o preenchimento é obrigatório:

Os campos "Nome", "Login", "E-mail", "Senha" e "Unidade" já são padrões da plataforma, por isso não aparecem nessas opções. Sugerimos que o login seja o CPF do usuário, para evitar duplicidade de cadastros, visto que por exemplo, caso o administrador opte pelo login "E-mail", muitos usuários possuem mais de um e-mail, e acabam se esquecendo de qual foi o utilizado para cadastro, e venha a se cadastrar novamente, o que não aconteceria com CPF.
Caso haja o interesse, a Konviva possui uma configuração onde é possível tornar o login como CPF obrigatoriamente para o usuário. Entre em contato com o nosso suporte para saber mais: suporte@ilog.com.br.
Configurações importantes de serem realizadas na plataforma para que autocadastro possa ser feito:
1) Primeiramente, o administrador precisa pensar em como ficará a organização desses usuários que se cadastrarão, ou seja, como estará a estrutura de unidades? Na Konviva é possível cadastrar mais de uma unidade e o usuário escolher em qual unidade ele será cadastrado, porém, existe a possibilidade dele se cadastrar em uma unidade incorreta. Devido a isso, sugerimos que a estrutura seja a mais simples possível, criando uma unidade única para que esse usuário tenha apenas uma opção de escolha, conforme o exemplo a seguir:
Caso o administrador opte por deixar que o usuário escolha a unidade, deixando mais uma aberta para escolha, elas aparecerão nessa mesma lista da imagem acima. Para isso, basta que o administrador acesse o menu ADMINISTRAÇÃO > UNIDADES, clique em editar
2) Segundo passo é ter configurado um tipo de portal que aceite o autocadastro, onde no caso temos 3 possibilidade de layout: Portal de cursos (o único que pode ser utilizado para ambientes E-commerce), Portal Página Única e Portal Externo 2. Para realizar essa configuração, acesse menu CONFIGURAÇÕES > LAYOUT > INTERFACE PORTAL EXTERNO. O campo "tipo de portal" será sempre "Portal Externo", e o layout será um dos já mencionados anteriormente.
3) O terceiro, e último passo, é feito nessa mesma tela onde é configurado o layout do portal. Rolando a barra de rolagem um pouco mais abaixo, você verá os "Campos adicionais", onde terá a possibilidade de configurar quais campos quer que o usuário preencha, podendo configurar inclusive, se o preenchimento é obrigatório:
Os campos "Nome", "Login", "E-mail", "Senha" e "Unidade" já são padrões da plataforma, por isso não aparecem nessas opções. Sugerimos que o login seja o CPF do usuário, para evitar duplicidade de cadastros, visto que por exemplo, caso o administrador opte pelo login "E-mail", muitos usuários possuem mais de um e-mail, e acabam se esquecendo de qual foi o utilizado para cadastro, e venha a se cadastrar novamente, o que não aconteceria com CPF.
Caso haja o interesse, a Konviva possui uma configuração onde é possível tornar o login como CPF obrigatoriamente para o usuário. Entre em contato com o nosso suporte para saber mais: suporte@ilog.com.br.