ERP MEGA - Cálculo de valores de imposto - Pagador do CT-e e Filial de mesma UF
Incidente
No módulo de Fretes, conhecimentos inseridos de forma manual ou calculados através de grupo de notas, onde o estado (UF) do pagador é o mesmo estado (UF) da filial, tem os valores de imposto calculados diferentemente da regra de ICMS de saída, configurada no código de tributação.
Causa
Este incidente ocorre, pois quando o estado (UF) do pagador é o mesmo estado (UF) da filial, o sistema busca a regra de ICMS configurada na aba Entradas do código de tributação para compor o cálculo de impostos do conhecimento a ser gerado, quando o parâmetro do tipo de documento para Tomador na UF de origem não estiver preenchido.
Solução
Para que conhecimentos inseridos de forma manual ou calculados através de grupo de notas, tenham os valores de imposto calculados sem utilizar a regra de ICMS configurada na aba Entradas do código de tributação, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Fretes, Opções / Cadastros / Tipo de Documento;
2. Cadastre um tipo de documento do tipo 'Tomador na UF de Origem';
Para maiores detalhes/informações sobre o respectivo cadastro, verifique o artigo: Fretes - Como realizar o cadastro de tipo de documento.
Observação: Este tipo de documento só permite o preenchimento do campo Aplicação.
3. No cadastro do tipo de documento, selecione a Aplicação do Produto que possua, na aba ICMS, o código de tributação desejado para o cálculo e que neste código de tributação exista a regra de ICMS para a UF da filial, configurada na aba Saídas;
4. Grave as configurações do tipo de documento;
5. Acesse o Opções / Cadastros / Parâmetros / Frete;
6. Acesse a aba Geral e clique em Página 2;
7. No campo Tomador na UF de Origem, contigo no grupo de informações Tipo Documento, informe o tipo de documento cadastrado e grave as informações, conforme imagem a seguir:
8. Ao preencher o parâmetro no passo 7, ao inserir um conhecimento de forma manual ou este seja originado de cálculo de grupo de notas, se o estado (UF) do pagador for o mesmo estado (UF) da filial, o sistema irá obter a aplicação do tipo de documento cadastrado nos parâmetros da filial, buscar nela o código de tributação informado e através dele, buscar a regra de ICMS configurada na aba Saídas para o estado (UF) do translado.
Veja Também