ERP MEGA - Emitir nota fiscal - Contas a receber é gerado com o número RPS ao invés do número da NFS-e
Incidente
No módulo Faturamento, ao realizar o lançamento de uma nota fiscal de serviço, é gerado no módulo Financeiro o Contas a Receber com o número RPS ao invés de gerar com o número da NFS-e.
Causa
Este incidente ocorre, pois nos parâmetros do módulo Faturamento não foi configurado para que o contas a receber seja gerado somente após a nota fiscal retornar autorizada ou cancelada pela SEFAZ e para utilizar esse parâmetro é necessário estar utilizando o processo de Financeirização.
Se o parâmetro 'Gera financeiro (integração) após o documento eletrônico autorizado ou cancelado' estiver marcado, a integração com o Financeiro acontece somente após a NF-e/NFS-e ser efetivada, ou seja, autorizada ou cancelada. Neste caso, o documento financeiro recebe o número da NFS-e (número da nota).
Se o parâmetro 'Gera financeiro (integração) após o documento eletrônico autorizado ou cancelado' não estiver marcado, a integração com o Financeiro acontece imediatamente após a gravação da nota no Faturamento. Neste caso, o documento financeiro recebe o número do RPS, pois ainda não há o retorno da prefeitura e, portanto, não é possível obter o número da nota.
Quando o processo de Financeirização não está habilitado, a integração com o Financeiro também acontece imediatamente após a gravação da nota no Faturamento. Também neste caso, o documento financeiro recebe o número do RPS, pois ainda não há o retorno da prefeitura e, portanto, não é possível obter o número da nota.
Solução
Para que o contas a receber seja gerado com o número da NFS-e, realize os passos a seguir:
1. No Menu, clique em Todos os módulos / Fiscal / Configurações globais / Faturamento / Parâmetros;
2. Em Parâmetros, selecione a filial e clique em Editar;
3. Em Parâmetros do módulo Vendas, na aba Geral, marque o parâmetro 'Gera financeiro (integração) após o documento eletrônico autorizado ou cancelado';
4. Clique em Confirmar para salvar as alterações;
Observação: É necessário lançar a nota fiscal do zero para a alteração surtir efeito, além disso, é importante ressaltar que este parâmetro funciona em conjunto com a agenda de integração financeira (Log Int. Financeira), portanto se sua base não tiver a funcionalidade da agenda habilitada, crie um ticket para o suporte solicitando a ativação.