ERP – Leiaute Exportação/Importação – Como utilizar os leiautes padrões disponibilizados pelo sistema de Cobrança Escritural ou Pagamento Eletrônico
Dúvida
Como utilizar os leiautes padrões disponibilizados pelo sistema Gestão Empresarial | ERP sobre Cobrança Escritural ou Pagamento Eletrônico? Ou ainda, posso utilizar algum leiaute sem precisar fazer ajustes?
Solução
Para utilizar os leiautes padrões disponibilizados, realize os procedimentos a seguir:
Observação: Todos os nossos leiautes de remessa e retorno servem como exemplos, e ficam disponíveis na pasta raiz de instalação do sistema, no diretório: C:\Senior\Sapiens\ImpExp\Financas.
1. Copie o leiaute desejado apenas para a pasta ImpExp do diretório acima, assim ficará disponível para acessar através do importador;
1.1. Acesse o menu Recursos / Implementações / Importação/Exportação/Editar para verificar o que o mesmo consta;
1.2. Selecione a operação desejada: 'Exportação' para Remessa e 'Importação' para Retorno:
Observação: Após informar a operação e código, o leiaute ficará disponível para visualização/edição, exemplo:
Observação
Caso não tenha conhecimento no leiaute utilizado, consulte os artigos a seguir:
ERP – Cobrança Escritural – Como consultar o leiaute utilizado na Cobrança Escritural
ERP – Pagamento Eletrônico – Como consultar o leiaute utilizado no Pagamento Eletrônico
2. Caso desejar fazer alterações no leiaute, antes de utilizá-los salve como e salvar com numeração acima de 100 para tornar específico da empresa de vocês. Depois é necessário baixar o manual do Banco e confrontar com o leiaute em questão para verificar se precisa ser feito ajustes. Constantemente os Bancos fazem alterações em seus leiautes\boletos, e nós não temos as informações de quando e o que foi alterado. Por isso sempre é necessário validar o manual com o leiaute em questão antes de uso.
3. A rotina de cobrança escritural e pagamento eletrônico é complexa e geralmente é feita as parametrizações e leiautes por consultores credenciados Senior ou pela área de Serviços Customizados. Porém nada impede de implantar sozinho, porém requer acesso e conhecimento no gerador de importação/exportação, e no módulo de Finanças, ficando a critério do cliente a validação e homologação com o Banco.
Para obter acesso ao gerador de importação e exportação, segue o link a seguir: TECNOLOGIA - Ferramentas Customizadas - Solicitação de senha ao acessar os artefatos customizados
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.