ERP – Cálculo da FCI – Como é feita a sugestão do código da FCI na geração do item de produto na nota fiscal de saída
Dúvida
Como é feita a sugestão do código da FCI na geração do item de produto na nota fiscal de saída?
Solução
Para sugerir o código da FCI no item da nota fiscal de saída, revise os passos a seguir:
1. O parâmetro 'Filial Calcula FCI' da tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte deve estar igual a 'S-Sim';
1.2. O campo 'Código Redução Impostos' e 'Código ICMS Especial' do item da nota fiscal de saída deve estar vazio, a consulta pode ser realizada na tela F140GNF_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais na linha do item da nota;
Observação:
Caso houver um código de redução ou ICMS especial, então, o parâmetro global 'UtiBenIcm' - Indicativo se o item de nota fiscal de saída pode utilizar mais de um benefício fiscal de ICMS (redução de ICMS e FCI) deve estar igual a 'S-Sim' na tela F000PGS - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Parâmetros Globais.
1.3. O campo 'Estado do cadastro da filial' da nota fiscal de saída tela F070FCA - Cadastros / Filiais / Cadastro for diferente do estado do cadastro do cliente da nota fiscal de saída tela F085CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro ou o campo 'Listar Cód. FCI em Operações Internas' da tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte for igual a 'S- Sim';
1.4. Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas F070EMP - Cadastros / Empresas / Cadastro for igual a 'S-Sim' e o tipo de produto do item da nota fiscal de saída for do tipo 'C-Comprado':
- Recebe o conteúdo da coluna Cód. FCI da grade Itens de Entrada da tela F440RCI_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Manutenção de Entrada de Produtos. (E440RCI.CodFci).
1.5. Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas na tela F070EMP - Cadastros / Empresas / Cadastro for igual a 'N-Não':
- Recebe o conteúdo da coluna 'Cód. FCI' da grade existente na tela F075FCI - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Cálculo FCI. (tabela E075FCI.CodFci).
2.1. O campo estado do cadastro da filial da nota fiscal de saída tela F070FCA - Cadastros / Filiais / Cadastro for diferente do estado do cadastro do cliente da nota fiscal de saída tela F085CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro ou o campo 'Listar Cód. FCI em Operações Internas' da tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte for igual a 'S-Sim';
2.2. Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas tela F070EMP - Cadastros / Empresas / Cadastro) for igual a 'S-Sim' e o tipo de produto do item da nota fiscal de saída for do tipo 'C-Comprado':
- Recebe o conteúdo da coluna 'Cód. FCI' da grade Itens de Entrada da tela F440RCI_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Manutenção de Entrada de Produtos.
2.3. Se o parâmetro Registra entrada e saída dos produtos da tela Cadastro de Empresas tela F070EMP - Cadastros / Empresas / Cadastro) for igual a 'N-Não':
- Recebe o conteúdo da coluna 'Cód. FCI' da grade existente na tela F075FCI - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Cálculo FCI. (tabela E075FCI.CodFci).
2.4. O campo 'Código da FCI', na grade de Produtos, será preenchido de acordo com o informado no campo 'Cód. FCI' da tela F075FCI - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Cálculo FCI, ao efetuar uma operação interestadual ou caso parâmetro 'Listar código da FCI em operações internas' estiver definido como 'S-Sim';
2.5. O percentual de ICMS, definido na estrutura de cálculo da FCI, será filtrado quando a origem da mercadoria do item for 1 (Estrangeira - Importação direta), 2 (Estrangeira - Adquirida no mercado interno), 3 (Nacional - Mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%) ou 8 (Nacional - Mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 70%);
2.6. O coeficiente definido nas parametrizações da FCI não será mais considerado. Será utilizado o código da FCI para verificar se o seu percentual e a origem da mercadoria (definida nas parametrizações de FCI) devem ser utilizadas.
Observação:
Independente da origem fiscal da mercadoria definida nas parametrizações da FCI, ela sempre será atribuída no item da nota fiscal de saída, desde que exista um código de FCI e seja uma operação interestadual.