ERP – Baixa por Créditos – Quais são as parametrizações necessárias para gerar a retenção na baixa por crédito
Dúvida
Quais são as parametrizações necessárias para gerar a retenção na baixa por crédito, no módulo Gestão de Contas a Pagar?
Solução
Para gerar a retenção na baixa por crédito, realize os passos a seguir:
1. Realize as configurações conforme descrito no artigo: ERP – Contas a Pagar – Quais são as parametrizações necessárias para gerar a retenção na baixa por lote automática;
Observação
Na tela F001TPA - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Contas a Pagar (Transações de Contas a Pagar), na transação de baixa por adiantamento o Tipo de Baixa deve ser 'CP;
2. Na tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras (Cadastro de Identificador de Regras), cadastre e ative o identificador de regras CPA-501BAARE01:
3. Faça a baixa compensando o adiantamento com o título a pagar;
3.1. Se o valor adiantado foi o valor líquido já descontando as retenções, a diferença da retenção lance em Outros Descontos no título a pagar para não interferir no cálculo do título do imposto e fechar o valor da baixa. Desta forma, será gerado o título de retenção e os títulos serão baixados corretamente:
3.2. Se o adiantamento foi feito no valor integral do título a pagar:
A baixa será gerada com o valor integral, sem sobrar no adiantamento o saldo referente o valor da retenção:
3.2.1. Para sobrar no título de adiantamento o valor referente a retenção, no valor Aproveitar informe o valor líquido do movimento, conforme exemplo acima: 4.767.50, e o valor da retenção em Outros Dsc. Assim vai sobrar o saldo referente a retenção que poderá utilizar como crédito em outra baixa, ou solicitar a devolução ao fornecedor:
Observação
Se preferir não utilizar as parametrizações acima e somente fazer a retenção no pagamento do saldo do título a baixar se houver, ative o identificador de regras CPA-501IMPCC01, e faça as configurações normais da baixa por pagamento.
Finalidade do identificador: considerar os valores movimentados por aproveitamento de crédito no valor base do cálculo de impostos em baixas por pagamento.
Caso o aproveitamento seja no valor total, o usuário deve ficar atento e utilizar uma transação que considere o imposto na geração do adiantamento para que nesses casos seja gerado pelo adiantamento e não na baixa da sobra não aproveitada.
Atenção
Os identificadores CPA-501IMPCC01 e CPA-501BAARE01 não podem estar ativos em conjunto. Ou faz a retenção na entrada adiantamento ou
baixa do adiantamento, ou somente na baixa por pagamento do saldo em aberto.
Observação
O mais recomendado e considerado como correto, conforme prevê a legislação, é fazer a retenção já no adiantamento, pois é neste momento que está sendo feito o desembolso financeiro.
- Para a geração da retenção pela entrada do adiantamento, verifique o artigo: ERP – Caixa e Bancos – Quais são as parametrizações necessárias para gerar a retenção na entrada do título de adiantamento.
Observação
Para mais informações sobre Retenções no Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP – Retenções – Onde é possível encontrar informações diversas sobre o processo de Retenções de IRRF, PIS, COFINS, CSLL, Outras Retenções