ERP – EFD-Reinf – Na integração do Reinf do registro R-4020 os valores da base de cálculo das CSRF estão incorretos, e o sistema assumiu como base o mesmo valor do imposto
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, ao tentar integrar o R-4020, os valores da base de cálculo das CSRF estão incorretos, e o sistema assumiu como base o mesmo valor do imposto:
Causa
Este incidente ocorre, pois o campo Controle Valor Mín. Retenção consta como CPR na tela F070FCP, entretanto o controle da retenção ocorre no módulo do Contas a Pagar:
Esta configuração faz o valor da base de cálculo e valor do imposto estarem gravados de forma igual na gestão do finanças, impedindo o correto funcionamento da integração do REINF, como pode ser visto abaixo:
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F070FCP - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Compras e Recebimento e ajuste o campo Valor Mín. Retenção para 'CPA' ;
2. Acesse a tela F501EBL - Finanças / Gestão de Contas a Pagar / Contas a Pagar / Baixas de Títulos / Exclusão de Movimentos, e faça a exclusão da baixa;
3. Acesse a tela do Contas a Pagar utilizada para baixar os títulos e faça uma nova baixa;
4. Execute novamente a integração do Reinf na tela F690ILA - Controladoria / Gestão de Tributos / EFD - Reinf / Integração.
Observação:
Para corrigir na origem é necessário excluir a baixa do título e realizar ela novamente, ou o usuário ajusta manualmente direto na estrutura do Reinf.
Para mais informações do REINF, verifique o artigo ERP – EFD-Reinf - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração, apuração e exportação do EFD-Reinf bloco R-4000 (índice).