ERP – EFD-Reinf – Como controla os valores já recolhidos na troca do regime competência para caixa no controle das retenções
Dúvida
Como controla os valores já recolhidos na troca do regime competência para caixa no controle das retenções no módulo Gestão de Tributos?
Solução
No caso do cliente, que optar pela troca da parametrização da retenção das contribuições sociais de competência para caixa, o controle dos valores já recolhidos por competência e o que será pago pelo regime de caixa, deve ser realizado de forma manual ou através do identificador de regra da apuração do imposto 25. Este identificador irá calcular os valores pagos em competência e lançar como outros créditos na apuração do Regime de Caixa.
Como é algo comumente utilizado entre as empresas, foi criado um relatório que lista das notas fiscais cuja entrada ocorreu anterior a uma data de corte desta parametrização e que está sendo considerado no mês de apuração atual pelo regime de caixa.
O total deste relatório poderá ser lançado manualmente na apuração destes impostos como outros créditos.
Esse relatório está disponível nas versões abaixo:
https://documentacao.senior.com.br/gestaoempresarialerp/notasdaversao/#5-10-2/5-10-2-117.htm#409533
https://documentacao.senior.com.br/gestaoempresarialerp/notasdaversao/#5-10-3/5-10-3-26.htm#409533
Para mais informações do REINF, verifique o artigo ERP – EFD-Reinf - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração, apuração e exportação do EFD-Reinf bloco R-4000 (índice).