eDocs - Recebimento NF-e - Erro ao realizar download de NF-e: The system cannot find the file specified
Incidente
No eDocs em recebimento de NF-e ao clicar no botão Download NF-e de uma NF-e que está com o status Documento não recebido é apresentada a mensagem: Erro ao realizar download de NF-e: The system cannot find the file specified.
Causa
Essa mensagem é apresentada pois o usuário instanciado no serviço do eDocs está configurado como usuário local ou não possui as devidas permissões de administrador:
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada, realize os passos abaixo:
1. Acesse o servidor onde o eDocs está instalado;
2. Acesse os Serviços do Windows;
2.1. Pesquise pelo serviço do eDocs;
2.2. Verifiquei o usuário configurado;
2.3. Clique em cima do serviço com o botão direito;
2.4. Entre em Propriedades;
2.5. Na tela que será aberta selecione a aba Logon e clique em esta conta;
2.6. Preencha o usuário do serviço e a senha;
2.7. Clique em aplicar:
3. Acesse o configurador do eDocs;
3.1. Execute o configurador do Edocs;
3.2. Preencha o usuário do serviço e senha:
3.4. Reinicie o serviço do eDocs, após ter configurado o usuário correto no serviço e no configurador;
3.5. Faça o processo de solicitação do download da NF-e e acompanhe o processo.
Importante
Verifique se as parametrizações do IIS estão de acordo com o artigo ERP – eDocs Configurações – Como realizar a parametrização adequada do IIS (Internet Information Services) no servidor de instalação do eDocs, pois a parametrização em desacordo com esse artigo poderá ocasionar problemas de comunicação com SEFAZ, Receita federal ou Prefeitura também.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.