ERP – EFD-Reinf – É permitindo estornar/reabilitar um movimento na sua origem, mesmo tendo integração com o bloco R-4000
Dúvida
É permitindo estorna/reabilitar um movimento na sua origem, mesmo tendo integração com o bloco R-4000 no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Atualmente não há o bloqueio dos documentos de origem após a integração para o EFD Reinf, para isso, recomenda-se a utilizar o controle de fechamento de movimentação na própria filial para que os dados fiquem consistentes. Vale ressaltar que a informação válida fiscalmente é sempre aquela está registrada no EFD Reinf.
Além disso, a estrutura do EFD Reinf permite realizar manutenções manuais, inclusive exclusão de movimentações pontuais, que podem ser realizadas diretamente pelas telas de manutenção/consulta de cada um dos registros do EFD Reinf. Devendo o usuário posicionar sobre a filial desejada, que os registros de movimentações são habilitados para manutenção, inclusive exclusão individual ou agrupada.
O processo de integração/reintegração faz toda a exclusão das movimentações dos registros R4010 e/ou R4020, inclusive os manuais, e realiza a reintegração novamente.
Para mais informações sobre os R-4000 do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP – EFD-Reinf - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração, apuração e exportação do EFD-Reinf bloco R-4000 (índice).