ERP – Emissão de NF-e – Rejeição 862: Total do FCP ST difere do somatório dos itens
Incidente
No módulo de Mercado ao processo de emissão de NF-e, ao ser enviada a NF-e para a SEFAZ, é apresentada a Rejeição 862: Total do FCP ST difere do somatório dos itens.
Causa
Esta rejeição é retornada quando o valor informado no total do FCP ST (Fundo de Combate à Pobreza retido por Substituição Tributária), difere do valor do grupo de totais da NFe ( tag do arquivo XML <vFCPST> ).
Ocorre quando a situação tributária do ICMS do item da NF-e está incorreta, ou seja, se os valores dos itens fecham com o valor total da NF-e no ERP, verifique qual a CST do ICMS que está no item da nota fiscal no ERP.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. No Gestão Empresarial | ERP as tags relacionadas ao ICMS nos itens são enviadas de acordo com a CST (Situação tributária de ICMS). Sendo assim, verifique se os itens estão com a situação tributária correta para gerar ICMS ou ICMS ST. Clique aqui para verificar a documentação completa das regras de sugestões da CST do ICMS;
2. Através da documentação do FCP Clique aqui para verificar a documentação completa do FCP constam as informações de quais CST devem ser utilizadas para cada Tipo de Fundo de Combate a Pobreza. Em relação ao FCP para operações com ICMS retido por Substituição Tributária será apresentado nos seguintes grupos de tributação:
3. Reabilite a nota fiscal F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e informe no campo Sit.Trib.ICMS a situação tributária compatível com a operação:
Observação
Para maiores informações sobre a hierarquia da sugestão da situação tributária, verifique o artigo ERP – Situação Tributária ICMS/CST – Qual a hierarquia para sugestão da situação tributária do ICMS na geração das notas fiscais.