ERP – Rotina – No processo de cobrança e remessa ao ser gerado um novo pedido através de pedido base na tela F120GPP para efetuar o atendimento via análise de embarque o sistema não atualiza corretamente os impostos no processo de venda futura
Incidente
No módulo de Mercado, ao realizar um novo pedido via pedido base na tela F120GPP o sistema não atualiza corretamente os impostos IPI e ICMS no processo de venda futura.
Causa
Isso ocorre pois ao ser gerado um novo pedido através de pedido base na tela F120GPP, o sistema não atualiza os campos FilNco, SnfNco, NumNco e E120IPD da tabela E120IPD do novo pedido, com as informações do pedido base, impossibilitando entrar nos cálculos de nota de Remessa que já existem quando o processo é todo baseado em um único pedido;
Solução
Para atualizar corretamente os impostos neste processo, siga o passo a passo:
1. Configure o sistema de acordo com o descrito no artigo Clique aqui e verifique como efetuar o destaque do IPI no processo de venda com entrega futura;
2. Caso deseje utilizar o processo através de expedição manual para análise de embarque parcial, temos duas possibilidades:
2.1. Possibilidade 1:
2.1.1. Gere o pedido de vendas através das telas F120GPD - Mercado / Gestão de Vendas / Pedidos / Agrupado;
2.1.2. Gere a nota de Simples Faturamento na tela F140PRE - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Individual;
2.1.3. Gere a Pré-Fatura completa na tela F135AEA - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Expedição / Automático de Pedidos.
Observação:
Pode ser utilizado identificador para sugestão da transação desejada, clique aqui para verificar a documentação do Identificador de regras VEN-000TNSDE01 para conferir que os campos de nota de Simples Faturamento estão preenchidos no pedido, e então sugerir transação de remessa. ( Essa conferência pode ser realizada através dos campos FilNco, SnfNco, NumNco e SeqNco da tabela E120IPD do pedido que está sendo faturado);
2.1.4. Quando precisar faturar o pedido parcial, pode ser alterada a quantidade da Pre-Fatura na tela F135AEA - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Expedição / Automático de Pedidos;
2.1.5. Se precisar gerar nova pré-fatura para reserva do restante do estoque (que foi liberado pela alteração da F135MPF), utilize uma nova pré-fatura na tela F135AEA, marcando a opção Analisar pedidos em preparação;
2.1.6. Efetue o Faturamento das Pré-Faturas normalmente pela tela F135GNA - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Via Pré-Faturas;
2.2. Possibilidade 2:
2.2.1. Gere o pedido de vendas através das telas F120GPD- Mercado / Gestão de Vendas / Pedidos / Agrupado;
2.2.2. Gere a nota de Simples Faturamento na F140PRE - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Individual;
2.2.3. Gere Pré-Fatura completa na tela F135AEA - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Expedição / Automático de Pedidos.
Observação:
Poderá ser utilizado identificador para sugestão da transação desejada. clique aqui para verificar a documentação do Identificador de regras VEN-000TNSDE01 para conferir que os campos de NF de Simples Faturamento estão preenchidos no pedido, e então sugerir transação de remessa. ( Essa conferência pode ser realizada através dos campos FilNco, SnfNco, NumNco e SeqNco da tabela E120IPD do pedido que está sendo faturado);
2.2.4. Cancele a Pré-Fatura completa gerada através da tela F135MPF - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Manter cargas / Manutenção;
2.2.5. A cada faturamento do pedido para enviar as remessa, defina em um campo de usuário na tabela E120IPD a quantidade a ser faturada;
2.2.6. Pode ser usar o identificador de regras ( Clique aqui para verificar a documentação do Identificador de Regra: VEN-135ALQTD01 (senior.com.br) ) para buscar a quantidade a ser remetida nesse processo com base no campo de usuário do pedido;
2.2.7 Após faturar a Pre-Fatura, poderá gerar a nova pré-fatura com as quantidades remanescentes
2.2.8. Faturamento das Pre-Faturas ocorre normalmente pela telaF135GNA_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Via Pré-Faturas;
2.2.9. Depois o campo de usuário do pedido pode ser atualizado de algumas formas para zerá-lo e poder deixar digitar novo valor de nova remessa. Pode ser regra personalizada via processo agendado, pode ser trigger, pode ser através do identificador VEN-140NEIMPBO ( Clique aqui para verificar a documentação do Identificador de Regra: VEN-140NEIMPBO (senior.com.br) )
2.2.10. Poderá utilizar Identificadores de regras de consistência de item do pedido pode ser usado para validar o valor do campo de usuário para fazer o faturamento. Exemplo: VEN-120CONIP03 ( Clique aqui para verificar a documentação dos Identificador de Regra: VEN-120CONIP03 (senior.com.br) )
Observação:
- Ao realizar o processo na tela F140PRE - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais), verifique como estão marcadas as opções Buscar dados (7) e Recalcular (J). Caso essas opções estejam marcadas, o sistema forçará o recálculo do IPI na geração da Nota Fiscal, podendo alterar valores definidos no pedido. Neste processo de recálculo, inclusive, o identificador de regras COM-000ALIPI01 será chamado e também poderá afetar o cálculo do IPI.
- Clique aqui para acessar a documentação sobre o processo de Vendas de Entrega Futura.