eDocs - Abertura do aplicativo Openwith.exe da Microsoft na memória do servidor
Incidente
Ao verificar na memória do Microsoft Windows onde o serviço do eDocs está instalado existem diversos aplicativos Openwith.exe abertos, o que ocasiona maior consumo de recursos do servidor, podendo causar lentidão nos processos do Servidor.
Causa
Essa situação pode ser ocasionada por algumas situações:
- Configuração inadequada de envio/recebimento de e-mail com protocolos OAuth2;
- Configuração inadequada de envio de impressão para PrintService, onde o PrintService está fazendo apontamento para uma impressora virtual (exemplo: PDFCreator);
- Intervenção indevida do anti-virus da máquina no processamento do sistema.
Solução
Importante
Antes de você efetuar os procedimentos para tratar esse incidente, é importante que você saiba que o aplicativo OpenWith.exe é o utilizado pelo Windows para que o usuário possa fazer a escolha de qual aplicativo abrirá um arquivo. Esse aplicativo é acionado pelo Windows sempre que um processo/usuário solicita a abertura de um arquivo cuja extensão é desconhecido ou que não tenha extensão.
Para que essa situação não ocorra, você deve seguir os passos abaixo:
1. Verifique todas as configurações de E-mail da base de dados do eDocs (tanto de envio como de recebimento) para garantir que todas as configurações estejam OK (os testes devem ser executados com sucesso).
Tenha muita atenção, principalmente, na verificação das configurações de e-mail relacionadas a autenticação OAuth2, pois esse tipo de autenticação utiliza a geração de arquivos de controle/configuração em diretórios do sistema (sem extensão de arquivo) e a configuração inadequada poderá disparar o aplicativo OpenWith.exe.
Clique aqui para acessar a Documentação completa de configuração da autenticação OAuth2 Google.
Clique aqui para acessar a Documentação completa de configuração da autenticação OAuth2 Microsoft.
2. Revise as configurações de envio de impressão via PrintService e garanta que não há envio de impressões para impressoras virtuais.
Clique aqui para acessar a documentação da rotina de impressão do eDocs.
3. Acione a sua área de infraestrutura para analisar ocorrências do anti-virus instalado no Servidor que estejam afetando arquivos que são armazenados dentro da pasta de instalação do eDocs.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.