ERP – Apuração dos Impostos – Como considerar na apuração do IRPJ a retenção do IRRF sobre Receitas Financeiras gerados manualmente em Outros Documentos
Dúvida
Como considerar na apuração do IRPJ a retenção do IRRF sobre Receitas Financeiras gerados manualmente em Outros Documentos, no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Para considerar na apuração do IRPJ a retenção do IRRF de Outros Documentos gerado manualmente, realize os passos a seguir:
1. Na tela F660ODC - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Outros Documentos, cadastre um novo documento e informe o Cliente, Entrada/Saída='S'-Saída, o Serviço, na Transação utilize uma transação de nota de saída com retenção de IRRF, a Base IRRF e o Valor IRRF:
2. No cadastro da transação, na tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas, informe no campo IRRF na Nota Fiscal Saída '-' (Subtrair):
3. No cadastro do cliente, na tela F085CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro, defina o tipo de retenção no cliente no campo Natureza Retenção IRPJ(SPED):
4. Na apuração do imposto pela tela F661PAI - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração, será considerado o valor da retenção na linha 21:
Observação:
Para que o valor da retenção seja levado para a linha 21 (-) Imposto de Renda Retido na Fonte, é necessário que a linha 20.01 possua valor.
Para mais informações sobre a fórmula COMPENSAR_RETENÇÃO utilizada na apuração do imposto IRPJ, verifique o artigo ERP – Operações e Cálculos Fiscais – Como funciona a fórmula COMPENSA_RETENÇÃO utilizada na apuração de IRPJ e CSLL.