ERP – Operações e Cálculos Fiscais – Como editar as apurações de IRPJ e CSLL já processadas, sem efetuar a exclusão do cálculo
Dúvida
Como editar as apurações de IRPJ e CSLL já processadas, sem efetuar a exclusão do cálculo no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Para editar o LACS e o LALUR, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F662CIM - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Consultas / Conta Corrente Impostos, e filtre o imposto e o período confirmando quais meses a apuração está processada:
2. Acesse a tela F661PAI - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Apuração, selecione o período e o imposto e clique em Calcular;
2.1 Será apresentada a mensagem Cálculo já existente para a competência informada. A tela irá ser exibida em modo de consulta, clique em OK:
3. Utilize o atalho Ctrl+Alt+E do teclado para habilitar a edição da aba M300-Lançamentos LALUR ou M350-Lançamento LACS:
4. Posicione sobre uma linha não totalizadora, e faça o ajuste transferindo o saldo para uma ou mais linhas não totalizadoras;
4.1 Neste exemplo posicione na linha 8 e use o botão Excluir Contas Contábeis para realizar a exclusão:
5. Posicione na linha desejada e execute a inclusão;
5.1. Neste exemplo troque da linha 8 para a 6, e a conta da parte B precisa continuar sendo a 1, caso seja efetuado a troca é apresentada a mensagem:
Foi identificado inconsistências nos totalizadores, deseja visualizar o LOG?
6. Utilize o botão Gravar para salvar o ajuste:
7. Na apuração do próximo mês se já processado, precisa ser feito o mesmo comando do passo 3:
Observação:
Para mais informações sobre o SPED ECF do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP – SPED ECF - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração, apuração e exportação do SPED ECF Lucro Real (índice)